2024

Nota em solidariedade à população e às universidades federais do Rio Grande do Sul

Atualizada: 06/05/2024
O estado conta com seis instituições federais de ensino superior, que vêm dando importante suporte às comunidades impactadas

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), instituição integrante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), vem, juntamente com seus pares, manifestar publicamente sua solidariedade à população do Rio Grande do Sul, que tem vivido uma verdadeira tragédia com as fortes chuvas que atingem o estado desde a última terça-feira (30).

Segundo a Defesa Civil, até o momento, mais de 80 pessoas morreram e aproximadamente 141,3 mil estão desabrigadas ou desalojadas em 345 municípios. O governo do estado decretou situação de calamidade pública.

O volume de chuvas foi causado pela combinação de fatores meteorológicos, como a temperatura recorde do planeta em abril, o aquecimento do Oceano Atlântico, a massa de ar seco e a onda de calor no centro do país. São eventos considerados atípicos e contabilizados como consequência das mudanças climáticas, já tão alertadas por nossos pesquisadores e nossas instituições.

A ciência produzida em universidades, centros tecnológicos e institutos federais emite alertas e também está à disposição das autoridades para colaborar na elaboração de políticas e na implementação de medidas que visem barrar o avanço dessas mudanças e diminuir os efeitos sobre toda a nossa sociedade e o planeta.

Neste momento de dificuldade, a UFGD e a Andifes lamentam profundamente a situação e se solidarizam com as comunidades acadêmicas do Rio Grande do Sul. Mesmo com o comprometimento de suas instalações e tendo que socorrer sua própria comunidade, além das inúmeras dificuldades orçamentárias que enfrentam, as seis universidades federais gaúchas – Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – prontamente passaram a prestar todo o suporte às comunidades atingidas e aos governos municipais e estadual.

Entre as ações realizadas ou em curso, destacam-se o fornecimento de alimentos, a atenção emergencial à saúde humana e de animais, o acolhimento de desabrigados, o fornecimento de transporte para resgates, a divulgação de informações confiáveis de utilidade pública e o assessoramento técnico ao poder público, com base em pesquisas científicas de alto nível desenvolvidas há décadas.

A UFGD e a Andifes enaltecem e agradecem o trabalho e o apoio das universidades federais do Rio Grande do Sul. São milhares de professores, técnicos administrativos, alunos, egressos, terceirizados e outros voluntários atuando neste momento de muita dor e de perdas humanas e materiais.

As universidades federais permanecerão atentas e à disposição para continuar atuando nas ações emergenciais e para contribuir para a elaboração e implementação de políticas públicas de médio e longo prazos, visando a reconstruir o estado do Rio Grande do Sul em novas bases, para se adaptar aos eventos climáticos extremos, agravados pelas mudanças do clima, sobre a sociedade e o planeta.

Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior e Universidade Federal da Grande Dourados