acessibilidade

Início do conteúdo da página

MAD terá filmes, oficina e show de 18 a 25 de novembro


O evento, já tradicional no calendário cultural da região, está em sua oitava edição e será realizado de forma on-line neste ano
 

MAD
Divulgação


Já tradicional no calendário cultural de Grande Dourados, começa na próxima semana a oitava edição da Mostra Audiovisual de Dourados (MAD). Serão oito dias, de 18 a 25 de novembro, em que os espectadores e participantes terão acesso a mostras competitivas e paralelas de filmes e a uma oficina sobre cinema com o diretor Joel Pizzini. No dia 25, o encerramento com apresentação cultural culminará na premiação dos vencedores das diversas categorias do evento.
 
Realizada pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), por meio da Coordenadoria de Cultura (COC) da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), a MAD neste ano terá sua programação exibida de forma remota, em função da pandemia de covid-19. Apenas a oficina para produtores será desenvolvida presencialmente.
 
OFICINA COM JOEL PIZZINI
 
E é essa atividade que abre os trabalhos da Mostra, no dia 18 de novembro. A partir das 19 horas, no Cineauditório da Unidade 1 da UFGD (antigo CEUD), o cineasta Joel Pizzini, diretor de produções premiadas como “Caramujo-Flor”, ministrará a oficina “Líhá 5 minutos – o cinema de poesia: a linguagem como personagem”.
 
A oficina intensiva propõe uma imersão criativa e histórica na linguagem do chamado Cinema Documentário, seus limites e possibilidades, através de suas vertentes contemporâneas: o filme-ensaio, o cinema de não-ficção, de autoficção e outras expressões autorais.
 
Por meio da exibição de trechos emblemáticos de filmes seminais no gênero, o encontro abordará as estratégias narrativas da dramaturgia “documental” permitindo uma visão panorâmica e reflexiva da produção atual. Trechos de filmes premiados de Pizzini, serão apresentados na oficina como referência de pesquisa e montagem na conjugação de imagens de arquivo com encenações atuais.
 
Interessados devem inscrever-se pelo formulário disponível em shorturl.at/quvL2 e estarem cientes de que, durante a oficina terão de usar máscaras de proteção respiratória. Haverá, ainda, como medidas de biossegurança por conta da pandemia de covid-19, a aferição da temperatura corporal dos participantes e a disponibilização de álcool 70%.
 
Patrocinada pela Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FUNAEPE), a atividade comportará até 100 pessoas – 50% da capacidade do Cineauditório da Unidade 1.
 

MAD
O cineasta Joel Pizzini


MOSTRAS DE FILMES
 
A partir de 18 de novembro estarão liberadas no canal da MAD todas as produções audiovisuais integrantes das mostras competitiva e paralela. Elas estarão organizadas da seguinte maneira:
 
Prêmio Curta do Mato (só produções de MS), nas categorias:
 
Documentário (5 finalistas)
Experimental/arte (5 finalistas)
Ficção (5 finalistas)
Trash (5 finalistas)
Videoclipe (5 finalistas)
 
Grande Prêmio MAD:
 
10 produções finalistas
 
Mostra Indígena (filmes produzidos por indígenas e com a temática indígena):
 
Etnias participantes - Pitaguary (Ceará) / Tingui Botó (Alagoas) / Xavante (Mato Grosso) / Guarani (Mato Grosso do Sul)
 
Mostra Joel Pizzini:
 
“Caramujo-Flor” (1988)
“Enigma de um Dia” (1996)
 
CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO
 
Fechando a programação da 8ª MAD, acontece a premiação dos vencedores das categorias competitivas da Mostra, que começará às 20 horas, no dia 25 de novembro, e terá uma apresentação cultural com o patrocínio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). A transmissão será ao vivo, no canal da MAD no YouTube.
 
No mesmo dia, estará também disponível para visualização na plataforma o documentário "Aquilo que eu nunca perdi", da diretora Marina Thomé, sobre a cantora, compositora e instrumentista Alzira Espíndola, uma das expoentes da música regional e integrante da família mais musical de Mato Grosso do Sul, a Família Espíndola.
 

MAD
Documentário estará disponível para visualização no dia 25 de novembro

 
SERVIÇO
 
As mostras de filmes poderão ser acessadas a partir do dia 18/11/2021 pelo canal oficial da MAD na plataforma YouTube:
 
https://www.youtube.com/c/MostraAudiovisualdeDourados
 
A Unidade 1 da UFGD fica localizada na Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso.
 
Outros esclarecimentos, dúvidas e informações adicionais poderão ser obtidos na COC/PROEX/UFGD pelo correio eletrônico nos endereços cultura@ufgd.edu.br ou madufgd@gmail.com.

Jornalismo ACS/UFGD
 



Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Coordenadoria de Cultura
Nome responsável:
Graziela Moura de Souza
Email:
cultura@ufgd.edu.br
Telefone:
34102872

    Fotos

    Perguntas Frequentes

Se você é técnico(a) administrativo, ou docente da UFGD e tem interesse em propor uma ação ou projeto na área de cultura fique atento aos nossos editais. Atualmente a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) conta com editais específicos para seleção de projetos e ações culturais que aconteçam dentro e fora da universidade prevendo também bolsas para os estudantes participantes. Siga nossas redes e fique por dentro dos nossos editais: Redes sociais: @culturaUFGD | facebook.com/culturaUFGD

Se você é estudante da UFGD e quer atuar junto aos projetos da Coordenadoria de Cultura da UFGD, precisa estar atento aos editais publicados no site da universidade (https://editais.app.ufgd.edu.br). Atualmente temos alguns projetos e programas de extensão que contam com vagas para bolsistas, como Orquestra UFGD, UFGD + Cultura, Incubadora Cultural e outros. Siga nossas redes e fique por dentro dos nossos editais: Redes sociais: @culturaUFGD | facebook.com/culturaUFGD