acessibilidade

Início do conteúdo da página

O DIA C DA CIÊNCIA é uma iniciativa das universidades e dos institutos tecnológicos que desenvolvem pesquisa em todo o país, com o objetivo de sensibilizar e informar à população sobre a relevância da pesquisa científica. Além de formar recursos humanos qualificados, essas instituições são responsáveis pela produção de aproximadamente 90% do conhecimento científico no Brasil.

Desde 2017, sempre na quarta-feira da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, as universidades e institutos tecnológicos de todo o país desenvolvem atividades para mostrar à comunidade o conhecimento produzido por essas instituições e como esse conhecimento modifica a vida das pessoas. 

Em 2019, para a participação da UFGD, a Coordenadoria de Pesquisa (COPQ/PROPP) está organizando atividades com o objetivo de divulgar as pesquisas desenvolvidas na UFGD e promover uma maior aproximação entre a sociedade e a Universidade. Durante tais atividades, serão expostos trabalhos resultantes dos projetos de pesquisa, com a participação, principalmente, dos alunos de Iniciação Científica e Pós-graduação, além de pesquisadores técnicos e docentes.

Além disso, na edição de 2019 o DIA C DA CIÊNCIA será realizado em conjunto com o UFGD VAI À PRAÇA, evento organizado em colaboração com diversos setores da UFGD e que busca apresentar os benefícios que a Universidade pode oferecer à sociedade de Dourados e região, tais como: diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão; serviços de assistência jurídica; atendimento psicológico, médico e nutricional; isenção para inscrição no vestibular; bolsas e auxílios para permanência dos estudantes, etc.

O DIA C DA CIÊNCIA e o UFGD VAI À PRAÇA acontecerão no dia 23 de outubro de 2019, das 8h às 17h, na Praça Antônio João, em Dourados/MS.
Algumas atividades confirmadas: 

  • mesa do cientista;
  • exposição de projeto de pesquisa com insetos vivos;
  • exposição de projeto de pesquisa acerca de plantas medicinais;
  • ​exposição de projeto de pesquisa de orquídeas;
  • exposição de projeto de pesquisa com robôs de Lego;
  • exposição de projetos de pesquisa da área de química, com impacto visual: mudanças de coloração, desprendimento de fumaça, formação de precipitado, etc.;
  • exposição de projeto de pesquisa sobre rochas, painel geológico e monitoramento de clima;
  • tenda da saúde com medição de pressão arterial e glicemia, além das especialidades infectologia, saúde coletiva, reanimação pulmonar, oncologia e nutrição; 
  • Laboratório Serviço de Psicologia Aplicada; 
  • divulgação das bolsas e auxílios oferecidos pela UFGD;
  • visitas dos alunos de Ensino Médio da rede pública de Dourados e região, para conhecerem as atividades de pesquisa desenvolvidas na UFGD e, em especial, os Programas de Iniciação Científica;
  • demonstração da usina solar da UFGD.


Participe você também!


Para mais informações, entre em contato:
PROEX: 3410-2870
PROGRAD: 3410-2831
PROPP: 3410-2851

 

Banner UFGD vai à Praça e Dia C da Ciência 2019

 

 



 


Fim do conteúdo da página

  INFORMES

Nenhum informe no momento!

    AGENDA DE EVENTOS

Nenhum evento no momento!