acessibilidade

Início do conteúdo da página

LIVRO EM COMEMORAÇÃO AOS 20 ANOS DO CURSO DE DIREITO DA UFGD É LANÇADO EM SIMPÓSIO JURÍDICO


Na noite desta quarta-feira (21/10), às 19h no VII Simpósio Jurídico, o livro “Democracia nas Fronteiras dos Direitos Humanos: as experiências nos 20 anos do curso de Direito da UFGD” será lançado e disponibilizado à comunidade acadêmica em comemoração aos 20 anos. O lançamento pode ser acompanhado pelo link: https://www.twitch.tv/caahufgd

O livro foi organizado pelos professores do curso de Direito: Verônica Guimarães, Tiago Botelho, Thaisa Held e Arthur do Nascimento. O objetivo da obra é registrar e propagar as práticas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas ao longo de duas décadas. A obra pode ser adquirida em pdf e totalmente gratuita pelo link:  https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/DIREITO/Publica%C3%A7%C3%B5es/Democracia%20nas%20fronteiras%20UFGD20Anos_ebook.pdf

A soma de todos os artigos construídos por professores e alunos demonstram que a  formação do(a) jurista no Curso de Direito da UFGD, no decorrer de 20 anos,  consolida um compromisso com a formação humanística e global, permitindo a contextualização do estudante quanto à realidade (e responsabilidade) social, política e econômica, bem como à diversidade cultural e orientada para o senso de justiça e ética profissional.

 O livro descreve que todo estes esforços investidos por professores, técnicos e alunos vem garantindo com que o curso de Direito da UFGD: seja o segundo mais concorrido da instituição, ficando atrás apenas para medicina; tenha recebido todos os selos OAB recomenda e, em 2019, dos 1212 cursos avaliados pela Ordem figurou entre os 161 melhores do Brasil, atendendo à excelência, regularidade e qualidade estipuladas pela Ordem. Em Mato Grosso do Sul, o curso de Direito da UFGD está entre as cinco graduações de universidades públicas com Selo OAB Recomenda; seja o curso que maior aprovação no Exame da OAB no estado de acordo com pesquisa requisitada pela própria Ordem dos Advogados à Fundação Getúlio Vargas, publicado em 2020; e, indo além, a Revista Videre, periódico científica, vinculado ao Curso de Direito seja a melhor revista jurídica avaliada no estado e a segunda melhor no Centro-Oeste segundo a CAPES.

 Para o professor Tiago Botelho, coordenador do curso e coorganizador da obra, todas estas conquistas garantiram com que em 2020 recebêssemos moções e láureas de congratulações por duas décadas do curso de Direito da UFGD da Câmara dos Deputados Feral, da Assembleia Legislativa do Estado de MS, da Câmara de Vereadores de Dourados e da Subseção de Dourados, Itaporã.

Destaca que o livro já é histórico, pois eterniza a memória imaterial do curso e seu compromisso com o ensino de qualidade, referenciado, plural e democrático. Para além do mercado de trabalho, que tem recebido bons profissionais na área jurídica, o curso se preocupa com a formação do cidadão que carregará para sempre o título de Bacharel em Direito da Universidade Federal da Grande Dourados.
 

Livro

 

 


 

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Coordenação
Nome responsável:
Tiago Botelho
Email:
tiagobotelho@ufgd.edu.br
Telefone:
981300607