acessibilidade

Início do conteúdo da página

TRADUZINDO O COVID-19: A CARACTERÍSTICA IMUNOLÓGICA QUE PODE PERMITIR A REINFECÇÃO VIRAL


             Um caso sugere que níveis decrescentes de anticorpos ou uma resposta imune ao SARS-CoV-2 mal desenvolvida podem colocar as pessoas em risco de reinfecção.

Em março, um residente sexagenário de uma casa de repouso desenvolveu pneumonia grave e testou positivo para o novo coronavírus. O indivíduo passou mais de um mês hospitalizado antes de testar negativo. Em julho, voltou a apresentar resultado positivo, com sintomas mais leves como tosse e falta de ar.

A análise genômica de Jason Goldman, da University of Washington em Seattle, e seus colaboradores (J. D. Goldman et al. Preprint at medRxiv https://doi.org/fbvj; 2020) mostrou que esses foram dois eventos de infecção separados. A equipe também descobriu que após a segunda infecção, o indivíduo produzia apenas uma pequena quantidade de anticorpos, e que esses diminuíam com o tempo. A pessoa pode ter tido uma resposta semelhante à primeira infecção, o que poderia explicar o porquê de o indivíduo não estar protegido contra a segunda infecção, dizem os autores.

A equipe também mediu, em um paciente, os anticorpos neutralizantes , que protegem as células contra infecções. A pessoa apresentou níveis mais baixos desses potentes anticorpos contra a versão do SARS- CoV-2 que causou a primeira infecção do que contra a versão que causou a segunda.

Os pesquisadores dizem que essas medições fornecem uma referência útil para níveis de anticorpos que não protegem contra a reinfecção. O estudo ainda não passou por revisão paritária.

 

virus

Disponível em: https://www.nature.com/articles/d41586-020-00502-w. Acesso em: 12 out. 2020

 

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Curso de Letras
Nome responsável:
Rosana Budny
Email:
rosanabudny@ufgd.edu.br
Telefone:
*

    Perguntas Frequentes

Preenchimento do Requerimento de Matricula;
Envio para graduacao.facale@ufgd.edu.br;
Emcaminhamento para Coordenação do Curso;
Se aprovado pela coordenação passará pra avalição do Conselho Diretor;
Caso aprovada pelo conselho a solicitação será  executada no sistema pela Secretaria Acadêmica.

Atestado de Matrícula – 02 dias úteis;
Histórico Escolar – 03 dias úteis;
Programa de Disciplinas Cursadas – 10 dias úteis;
Declarações – 03 dias úteis;
Atestado de Frequência – 05 dias úteis.

A gestante (ou terceiro) deverá entregar, na Secretaria Acadêmica (secaf.facale@ufgd.edu.br):
Atestado médico da licença maternidade (original); Cópia ou somente a cópia autenticada do atestado e preencher o pedido de Licença Maternidade.

O Atendimento Domiciliar será concedido ao acadêmico que apresentar atestado médico de 08 dias ou mais de afastamento das atividades acadêmicas. O acadêmico (ou terceiro) deverá entregar, na Secretaria Acadêmica (secaf.facale@ufgd.edu.br) ou nas Secretaria de Graduação (facale.graduacao@ufgd.edu.br), até 05 dias úteis (contados da data do mesmo) o atestado médico original e cópia ou somente cópia autenticada.

O acadêmico somente poderá trancar o curso após 02 semestres cursados. Para tanto, deverá comparecer na SECAF após a renovação da matrícula, até a data limite estabelecida no calendário acadêmico e preencher o requerimento de trancamento. O trancamento pode ser realizado para até 02 semestres seguidos ou alternados, sendo necessário o requerimento do aluno para cada semestre trancado.

Após todas as notas serem lançadas no sistema e análise se o aluno cumpriu todas as exigências curriculares do curso, é lançada a ocorrência de “Exclusão por Conclusão de Curso”, dando a oportunidade de solicitar uma “Declaração de Conclusão de Curso”. Após a colação de grau, o aluno pode solicitar uma “Declaração de Colação de Grau”. E ao final receberá, mediante o prazo estabelecido pelo Regulamento, o “Diploma” que é o documento acadêmico máximo a ser disponibilizado pela Universidade.