acessibilidade

Início do conteúdo da página

Nota Pública das Faculdades da UFGD


NOTA PÚBLICA DAS FACULDADES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

EXONERAÇÃO DA DIRETORIA DA FAED

        No dia 11 de novembro de 2019, Prof.a Dr.a Mirlene Ferreira Macedo Damázio, reitora pró-tempore da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), exonerou a Prof.a Dr.a Maria Alice de Miranda Aranda e o Prof. Dr. Gustavo Levandoski, respectivamente diretora e vice-diretor da Faculdade de Educação da UFGD. Foram apenas 19 dias de exercício administrativo. 
        A consulta prévia é o instrumento democrático de conferência da comunidade acadêmica, que expressa a vontade de seus membros. Na consulta, a professora Maria Alice e o professor Gustavo Levandoski sagraram-se vencedores do pleito, realizado no último 17 de setembro, e tiveram seus nomes incluídos na composição da lista tríplice chancelada pelo Conselho Diretor da Faculdade de Educação (CD-FAED).
        A lista tríplice foi elaborada contendo os nomes da chapa vencedora e mais outros nomes para formalizar o processo. No entanto, por observar suposta irregularidade na composição da lista, o procurador Eduardo Gonçalves – o mesmo que questionou a eleição para reitor da UFGD – recomenda à reitora em questão que “recuse a lista tríplice formada pelo Conselho Diretor da FAED” e informa que a interferência do Ministério Público Federal (MPF) se torna necessária, ache o instituto democrático ou não. O procurador usa como espelho a eleição para a reitoria, mesmo sabendo que não há vinculação entre a consulta prévia e colégio eleitoral. Sabendo, ainda, que a lista tríplice para reitoria encontra-se válida, a despeito de não conter as chapas derrotadas na consulta prévia. A propósito, a Prof.a Dr.a Jacqueline Nunes da Silva Pereira, candidata da chapa derrotada, foi quem presidiu a reunião do colégio eleitoral, responsável pela elaboração da lista tríplice a partir da consulta prévia, posteriormente aprovada pelo CD-FAED e encaminhada à reitoria da UFGD.
        É a primeira vez na história de nossa universidade que a reitoria interfere na escolha realizada pela comunidade acadêmica, desrespeitando o processo democrático, tão caro à nossa instituição e à própria sociedade.
        Dito isso, as direções das Faculdades a seguir elencadas demonstram seu apoio à chapa democraticamente eleita na Faculdade de Educação e repudia a atitude da atual reitoria em atender “recomendação” que atenta contra a autonomia universitária.

Subscrevem:

FACE – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
FCBA - Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
FACET – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
FCH – Faculdade de Ciências Humanas
FACALE – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
FADIR – Faculdade de Direito e Relações Internacionais

FAEN – Faculdade de Engenharia
FAIND – Faculdade Intercultural Indígena

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia - FACET
Nome responsável:
Cássio de Lima Marsiglia
Email:
cassiomarsiglia@ufgd.edu.br
Telefone:
3410-2070