Nota de Pesar pelo Falecimento do Professor Wilson Biasotto

Infelizmente, hoje, perdemos o nosso colega e amigo Wilson Biasotto.

Wilson Valentin Biasotto é merecedor de todas as homenagens que pudermos lhe dirigir.

Chegou a Dourados no início da década de 1970 e foi um dos responsáveis pela organização e estruturação do Curso de História, que hoje pertence à Faculdade de Ciências Humanas da UFGD, do qual foi docente; e pela formação de muitos/as professores/as e pesquisadores/as em sua área profissional de atuação. Ele, além disso, criou o Centro de Documentação Regional (CDR), o principal Núcleo de Documentação Histórica de MS e idealizou e dirigiu o Festival de Teatro Universitário de Dourados (FESTUDO).

Além de docente, conciliou suas atividades com a militância social, política e sindical, sendo um dos líderes na fundação da FEPROSUL (Federação dos Professores do estado de Mato Grosso do Sul), atual FETEMS. Nessa área de atuação foi, ainda, o idealizador da Associação dos Docentes da Universidade Federal em Dourados (ADUF/Dourados).

Em fins da década de 90, foi Diretor do Campus de Dourados (UFMS). Naquela oportunidade, criou diversos cursos de graduação, como Direito, Administração e Medicina e também de pós-graduação stricto sensu, como Entomologia, História e Geografia; e, em parceria com a Reitoria da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), foi o principal articulador do Projeto “Cidade Universitária”.

Sempre disposto, otimista e envergando as bandeiras da solidariedade e justiça social, Biasotto foi vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e Secretário de Governo nos mandatos do Prefeito Laerte Tetila. Foi no decorrer de suas funções de Secretário Municipal que, em aliança a outros/as docentes e lideranças políticas, pode retomar a sua antiga e, talvez, mais importante ideia: o Projeto de Criação de uma Universidade Federal na cidade de Dourados. De fato, Biasotto não foi só o seu primeiro idealizador, mas, muito provavelmente, o maior entusiasta da proposta de criação da UFGD.

Essas são algumas das ações públicas, das quais participou ativamente ou foi responsável, e que tiveram importantes impactos na história da educação pública de nível básico e superior, além das repercussões positivas para a cidade de Dourados e Estado de Mato Grosso Sul. Wilson Biasotto foi um homem público, na verdadeira acepção dessas palavras; merecedor de honras e reconhecimento de méritos.

Todavia, devemos lembrar, ainda, a personalidade forte, marcante e, ao mesmo tempo, fraterna e generosa que abraçava os/as seus/as colegas e amigos/as nos ambientes privados. Em verdade, não nos esqueceremos das ocasiões e dos encontros, quando nos brindava com os muitos casos do “até aqui o Laquicho vai bem...”.

Teremos saudades!

Aos amigos e familiares, o carinho e fraternos abraços dos/as servidores/as docentes, técnicos/as administrativos/as e discentes.

Faculdade de Ciências Humanas, Cursos de História, Geografia, Ciências Sociais e Psicologia

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Direção da FCH