2019

​Acadêmicos do PIBID de Química participam de formação com foco na deficiência visual

Atualizada: 23/04/2019
Acadêmicos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFGD) do curso de Química participaram no sábado, 13 de abril, da oitava formação de 2019 intitulada: “Práticas Pedagógicas Inclusivas para a Educação Básica”, ministrada pela professora Helizangela Magalhães Nonato. A formação aconteceu na Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR/UFGD).
A ideia foi ampliar o conhecimento do grupo realçando o verdadeiro sentido e importância da educação inclusiva. Na oportunidade, os acadêmicos debateram importantes temas, como: definição de inclusão; a legislação que ampara os direitos legais e o público alvo entre outros.
Dentre as discussões, opiniões e perguntas, também houve um momento centrado na aérea de deficiência visual, onde os participantes puderam ter acesso a informações, materiais e ao método Braille, tanto com registro quanto com transcrições.
"Foram momentos muito valorosos para o conhecimento dos pibidian@s e para valorização do outro que está ao nosso redor. Para esses acadêmicos, além do conhecimento que o projeto oportuniza, há uma maior vivência da realidade escolar desde o início do curso, enriquecendo assim a formação profissional", enfatizou a coordenadora da ação, professora de Educação em Química, Elaine da Silva Ramos.
O PIBID QUÍMICA
O PIBID do curso de Química conta atualmente com 26 acadêmicos que atuam divididos em três escolas: Presidente Vargas, Maria da Glória Muzzi Ferreira e Floriana Lopes. O público atendido  é composto por alunos dessas escolas parceiras, mas os acadêmicos contam com o apoio dos professores supervisores de cada escola.
O trabalho do PIBID feito com as escolas parceiras pode ser auxiliar o professor nas aulas, auxiliar os alunos em monitoria, preparar aulas mais dinâmicas por meio de jogos, experimentos, entre outras atividades para tornar a disciplina de Química mais presente e significativa em sala de aula.

Acadêmicos do PIBID de Química durante formação no último sábado