CNPq oferece prêmios de até R$ 8 mil reais em concurso de fotografia científica

Atualizada: 21/01/2020

Quem alia a produção científica com a paixão pela fotografia pode concorrer a um prêmio de até R$ 8 mil reais. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) vai premiar as melhores fotografias que retratam as pesquisas realizadas pela comunidade acadêmica do país.

O IX Prêmio de Fotografia - Ciência & Arte está com inscrições abertas até 20 de março de 2020 (18h - horário de Brasília). O prêmio tem como objetivo fomentar a produção de imagens com a temática de Ciência, Tecnologia e Inovação, contribuindo com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia. Além disso, o concurso de fotografias serve para ampliar o banco de imagens do CNPq.

O prêmio é dividido em duas categorias: a de imagens produzidas por Câmeras Fotográficas, e a de imagens produzidas por Instrumentos Especiais. Nas duas categorias, o premiado em primeiro lugar receberá R$ 8 mil, o segundo lugar ficará com R$ 5 mil e o terceiro lugar com R$ 2 mil.

Os critérios de avaliação das fotografias são originalidade; domínio da técnica e estética; relevância da imagem para a pesquisa; impacto visual, e contribuição para a popularização e divulgação científica e tecnológica.

Os dois primeiros colocados ainda terão direito à passagem aérea e hospedagem para participar da 72ª Reunião Anual da SBPC, em julho de 2020, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal/RN, onde irão expor suas imagens e receber a premiação.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail pfoto@cnpq.br ou acesse www.premiofotografia.cnpq.br .

Jornalismo ACS-UFGD