2020

Começam nesta segunda as inscrições para Vestibular de Licenciatura em Educação do Campo

Atualizada: 21/09/2020
O objetivo do curso é formar professores com conhecimentos voltados a melhorias na qualidade de vida para a população do campo

A partir de segunda-feira, 21 de setembro, tem início a fase de inscrições para o Vestibular de Licenciatura em Educação do Campo. Serão oferecidas 30 vagas para Habilitação em Ciências da Natureza e 30 para Habilitação em Ciências Humanas.

O curso tem duração de quatro anos e é oferecido em modalidade de alternância. Ao longo de cada ano letivo, algumas semanas são reservadas para o Tempo-Universidade, período em que os estudantes ficam na universidade assistindo às aulas, estudando de manhã, de tarde e de noite. No Tempo-Comunidade, os estudantes realizam projetos relacionados com as disciplinas que estudaram durante sua formação teórica, nos locais onde moram.

As vagas deste curso são prioritariamente destinadas a professores que atuam nas escolas do campo. Havendo vagas remanescentes, essas serão distribuídas preferencialmente para funcionários, efetivos ou não, que atuam nas escolas do campo. Se ainda houver vagas à disposição, serão distribuídas entre populações do campo: agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, trabalhadores assalariados rurais, quilombolas, caiçaras, povos da floresta, caboclos e outros que produzam suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural, incluindo as comunidades indígenas. Por fim, se ainda houver vagas não preenchidas, serão colocadas à disposição dos demais candidatos.

As vagas, ainda, são distribuídas conforme disposição da Lei n.º 12.711/2012, ou seja, há reserva de vagas para estudantes de escolas públicas; pretos, pardos e indígenas; e também para pessoas com deficiência. Para conferir a tabela que apresenta o número de vagas de forma detalhada, acesse o edital do vestibular.

INSCRIÇÕES  E PROVA

As inscrições poderão ser feitas de 21 de setembro a 20 de novembro de 2020, exclusivamente via internet, pela página do Vestibular. Não há taxa de inscrição para este vestibular.

A prova será aplicada no dia 7 de fevereiro de 2021, nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Itaquiraí e Sidrolândia. Pela manhã será aplicada a prova de redação, e a tarde a prova objetiva.

A prova objetiva conterá, no total, 60 questões, sendo 20 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 14 questões de Ciências Humanas e suas tecnologias, 18 questões de Ciências da  Natureza e suas Tecnologias e 8 questões de Matemática e suas Tecnologias.

FAIND

Prédio da FAIND, faculdade onde acontecem as aulas da Licenciatura em Educação do Campo.