2021

Comitê de Governança Digital determina acesso restrito a sistemas da UFGD por 180 dias

Atualizada: 09/07/2021
Sistemas acadêmicos poderão ser acessados fora da VPN, mas sistemas usados pelos servidores se manterão em acesso restrito

Professores e técnicos administrativos da UFGD devem instalar a Virtual Private Network (VPN) em seus computadores de uso remoto, para ter acesso aos principais sistemas de uso diário, como Sigecad Professor, Sigecad coordenador, lista de oferta de disciplinas, secretaria acadêmica, SIGRH e SIPAC. Em reunião na manhã de ontem (31/05), o Comitê de Governança Digital da UFGD determinou que por pelo menos 180 dias esses ambientes usados pelos servidores da universidade permanecerão com acesso restrito por meio da rede da UFGD.

Desde o dia 11 de maio a equipe da Coordenadoria de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação (COIN/UFGD) está trabalhando diuturnamente para mitigar os problemas ocasionados pela invasão nos ambientes computacionais da UFGD. A COIN não detectou vazamento de dados dos sistemas e também não houve sequestro de dados (quando os dados são criptografados e os hackers pedem resgate para liberar o acesso novamente). No entanto, no trabalho de rastreio da COIN, verificou-se que alguns ambientes necessitam de melhorias antes de novamente serem colocados em acesso público, através da Internet, sem o recurso da VPN.

O Comitê de Governança Digital da UFGD, criado em obediência ao Decreto nº 9.759, de 11 de abril de 2019, tem a responsabilidade de gestar sobre a governança de todas as Tecnologias de Informação e Comunicação da UFGD (ambiente de informação e comunicação).

ESTUDANTES E COMUNIDADE EXTERNA

Os estudantes não têm acesso à VPN, por isso, os sistemas que são de uso acadêmico foram liberados para uso externo, como por exemplo Sigepae (Assistência Estudantil), Sigecad Acadêmico e Cartão Biblioteca. Também estão acessíveis os sistemas que são de uso da comunidade externa, como o Boletim de Serviço e o Portal da UFGD.

A VPN É SEGURA?

A VPN é um software de criptografia, que estabelece uma conexão segura entre a rede do computador pessoal e a rede da UFGD. Orienta-se que se utilize a VPN para acessar aos sistemas da UFGD. Quando for utilizar a internet para uso pessoal, o usuário pode desligar a VPN, até mesmo para não sobrecarregar esta rede.

Não é necessário se preocupar com a possibilidade de que hackers consigam acessar dados de computadores privados por meio da VPN. Para invadir um sistema pessoal usando a VPN, seria necessário equipamento e pessoal de alto custo, e a COIN avalia que não está lidando com esse tipo de invasores de rede. Tanto pelo contrário, a VPN é indicada justamente por oferecer maior segurança para proteger dados da UFGD, dos estudantes, docentes e TAEs.

Jornalismo ACS/UFGD com informações da COIN