Curso de Letras comemora 50 anos com programação especial nesta terça-feira

Atualizada: 28/11/2022
A FALE realizará palestra, minicurso e homenagem aos últimos professores aposentados

A Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FALE) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realizará uma programação especial em comemoração aos 50 anos do curso de Letras, nos dias 29 e 30 de novembro. As atividades reunirão estudantes da graduação e da pós-graduação, egressos e docentes.

O primeiro evento marcará o encerramento do ano letivo da pós-graduação e será a palestra sobre semiótica proferida pelo professor Rômulo Giacome, da Universidade Federal de Rondônia, às 19h, de 29 de novembro, no auditório da UEMS.

Após a palestra, com início às 20h, acontecerá a homenagem aos docentes aposentados, pela contribuição para a construção e o amadurecimento do curso: Áurea Rita de Ávila Lima Ferreira, Maria das Dores Capitão Vigário Marchi, Paulo Nolasco, Rafael Tavares Peixoto, Rita de Cássia Aparecida Pacheco Limberti e Rute Izabel Simões Conceição.

Na ocasião, a direção da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FALE) e a coordenação do curso de Letras irão discursar sobre o cinquentenário, um egresso do mestrado em Letras lerá um texto sobre os homenageados e o professor Paulo Nolasco falará em nome dos demais docentes aposentados. Na sequência, a organização oferecerá um coquetel no saguão da FALE e a direção da faculdade apresentará os laboratórios criados.

Já no dia 30 de novembro, às 19h, será realizado o Minicurso Semiótica e Construção de Sentidos, também com o professor Rômulo Giacome.

Os interessados em participar desses eventos precisam fazer a inscrição nos formulários eletrônicos: Palestra - homenagem (abre.ai/cinquentenario) e Minicurso Semiótica e Construção de Sentidos (abre.ai/minicursosemiotica). As inscrições são gratuitas e haverá emissão de certificado.

SOBRE O CURSO DE LETRAS

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) nasceu do desmembramento do Centro Universitário de Dourados (CEUD), campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Antes da divisão do estado, o CEUD era o Centro Pedagógico de Dourados (CPD), da Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT), e o curso de Letras foi criado nesta época, sendo que o primeiro vestibular do CPD, em 1971, ofereceu 40 vagas para Letras e 40 vagas para Estudos Sociais.

Desde sua implantação, na modalidade de licenciatura e com habilitação em Português/Inglês, o curso vem atendendo às necessidades da comunidade douradense e de municípios circunvizinhos, especialmente no que se refere ao aprimoramento da formação de professores de Língua Portuguesa, de Literaturas de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa na Educação Básica (ensino fundamental e médio).

Com objetivo de estender a área de abrangência do curso de Letras e criar maior possibilidade de opção, tanto para os vestibulandos quanto para os egressos - interessados em ampliar seu universo de conhecimento - foi implantada, em 1988, a habilitação em Português/Literatura e, em 2000, a modalidade Bacharelado com habilitação em Tradutor e Intérprete e Secretário Bilíngue, com opções em Língua Espanhola e Língua Inglesa.

Com vistas a atender às reivindicações da comunidade, a Faculdade promoveu diversos cursos de pós-graduação lato senso e oferta desde 2009 o Mestrado em Letras, com área de concentração em Literatura e Práticas Culturais e Linguística e Práticas Culturais e Transculturalidade. No que se refere à pesquisa, docentes têm desenvolvido investigações ligadas tanto à capacitação docente quanto às linhas de pesquisa da FALE, assim como orientado projetos de Iniciação Científica.

Pioneiro entre os 34 cursos de graduação presenciais da UFGD, uma das formas de conhecer a história do curso de Letras é através do livro “40 anos Letras FACALE/UFGD: percursos, memórias em tempos e espaços”, organizado pelas professoras Áurea Rita de Ávila Lima Ferreira, e Maria das Dores Capitão Vigário Marchi, publicado pela Editora UFGD e disponível para download gratuito em: https://omp.ufgd.edu.br/omp/index.php/livrosabertos/catalog/book/1.

DE FACALE PARA FALE

Ao invés de FACALE, a Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da UFGD passou a usar uma nova sigla: FALE. A mudança foi aprovada pelos conselheiros presentes na 116ª reunião ordinária do Conselho Universitário (COUNI) e foi publicada no Boletim de Serviços da universidade de 1° de novembro de 2022. Saiba mais em: https://portal.ufgd.edu.br/noticias/faculdade-de-comunicacao-artes-e-letras-passa-a-usar-a-sigla-faleufgd

ufgd