Dezembro
2019

Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu recebe nota máxima do MEC

Atualizada: 12/12/2019

O curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu, vinculado à Faculdade Intercultural Indígena (FAIND/UFGD), recebeu do Ministério da Educação (MEC) a nota máxima durante avaliação realizada na semana passada em Dourados. O conceito 5 eleva o curso a uma das melhores licenciaturas da UFGD e a uma das melhores interculturais do país, com essa pontuação.

Foram avaliadas a Organização Didático-Pedagógica; o Corpo Docente e Tutorial e a Infraestrutura do curso, tendo como base o Plano de Desenvolvimento Institucional, o Projeto Pedagógico do Curso, o Relatório de Autoavaliação Institucional, Políticas Institucionais, Diretrizes Curriculares Nacionais, o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, Formulários Eletrônicos preenchido pela IES no e-MEC, Políticas de Formação Docente e outras documentações comprobatórias.

Segundo os avaliadores, o Plano Pedagógico do Curso está articulado com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e contempla, de maneira plena, a demanda econômica e social do contexto em que se insere a UFGD. “As políticas institucionais para este curso encontram-se plenamente definidas e regulamentadas e estão voltadas para um ensino articulado com a pesquisa e extensão. Os objetivos específicos do curso voltam-se centralmente à formação dos professores indígenas, habilitando os professores Guarani e Kaiowá. O estímulo às Atividades Acadêmicas se dá por meio de visitas às comunidades pelos docentes, acompanhamento das ações desenvolvidas, estímulo à pesquisa e extensão”.

Com relação ao Corpo Docente, o grupo está implantando e desenvolvendo as metas estabelecidas. Para efeito da avaliação, a Comissão levou em consideração 18 professores que atuam no curso com titulação stricto sensu, desses 16 possuem doutorado e 7 mestrado. “Dessa forma, 100% dos docentes do curso possuem titulação obtida em programas de pós-graduação stricto sensu”.

E no quesito Infraestrutura, o curso assegura seu funcionamento de forma excelente, conforme os avaliadores. “Considerando, portanto, os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente, nas orientações do MEC, nas diretrizes da CONAES, e neste instrumento de avaliação, o Curso de Licenciatura Intercultural da UFGD atende de forma excelente aos objetivos propostos”.

O CURSO

A Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu objetiva formar professores Guarani e Kaiowá que atuam nas escolas indígenas no cone sul do estado de Mato Grosso do Sul, com currículo baseado no Teko (identidade), Tekoha (território) e Ñe’ẽ (língua), assegurando a interdisciplinaridade, a interculturalidade e o diálogo dos saberes, possibilitando aos acadêmicos transitar em espaços e campos do conhecimento através da metodologia inovadora - Ensino com Pesquisa. Dessa forma, os professores constituirão a escola como espaço onde será possível o encontro entre os saberes tradicionais e acadêmicos na perspectiva da continuidade do mundo Guarani e Kaiowá.

Ele foi implantado no ano de 2006, a partir de conjugação de esforços institucionais envolvendo a UFGD, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o Movimento de Professores Indígenas, o Governo do Estado, MEC, FUNAI, cerca de 20 prefeituras municipais e outras entidades. Essa graduação é oferecida pela metodologia da alternância (atividades de ensino na Universidade e também nas aldeias e escolas indígenas) e formou a sua primeira turma em 2011. O curso oferece Licenciatura Plena em Educação Intercultural, com habilitações em quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza. A Licenciatura cumpre com a missão da Universidade que é de uma educação inclusiva que promove a troca de saberes e de experiências.

Teko Arandu recebe conceito 5 do MEC

Curso tem nota máxima em avaliação do MEC