acessibilidade

Início do conteúdo da página
Março
18
2019

​Dia 21 tem roda de conversa sobre 'Ecologias feministas de saberes: a construção de um outro mundo possível'

  Atualizada: 19/03/2019
O Núcleo de Estudos de Diversidade de Gênero e Sexual (NEDGS) e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da UFGD vão promover no dia 21 de março, a partir das 18h30, a roda de conversa com o tema:  'Ecologias feministas de saberes: a construção de um outro mundo possível' . O evento acontecerá no Auditório da Faculdade de Educação (FAED/UFGD) e tem coordenação da professora Cláudia Cristina Carvalho.

A proposta é o alargamento de um projeto ampliado de construção epistêmica e políticas feministas iniciado no Centro de Estudos Socias da Universidade de Coimbra, além de situar e articular lutas emancipatórias que promovem a justiça social, cognitiva e sexual no feminino.

A professora Claudia Carvalho co-coordenou junto com a professora Teresa Cunha (CES-UC) e com colaboradores/as de mais de cinco países dos continentes Europa, América Latina, África e Ásia, ações semelhantes solidificando o assunto em diferentes contextos. No evento da UFGD, serão interlocutoras da roda de conversa: Ana Carolina Santana Moreira - NEDGS/UFGD; Ana Paula Oliveira e Fernandes - Ead/UFGD;  Cíntia Santos Diallo - CEPEGRE/UEMS; Cláudia Assunpção – Viva Mulher/Prefeitura de Dourados; Kuna Aranduhá Kaiowá; Maria de Lourdes Dutra – UEMS e Simone Becker PPGAnt/PPGS/Especialização DH (UFGD). 

Segundo a professora, a roda de conversa abre possibilidade de construir saberes científicos e não-científicos que caminhem na direção de questionamentos que conduzam a pensar, de uma forma criticamente diferente, sobre a construção, não apenas social, mas também potencialmente colonial, do conceito ‘mulher’ e do ‘patriarcado’.

Para ela, vale lembrar que muitas feministas, a partir de diversos lugares de enunciação e de várias perspetivas, têm vindo a interrogar, de forma profunda e complexa, as subalternidades construídas, os silenciamentos impostos, a amálgama da sua diversidade e as camadas de opressão que se dão nas vidas desses seres que se representam como femininos. As interlocutoras de diferentes lugares de anunciação mulheres Surdas, Lésbicas, Transexuais, Cis, Negras e Indígenas.

Entre no evento em: https://www.facebook.com/events/639714759797933/.


Jornalismo ACS/UFGD com informações da organização

Roda de Conversa sobre Ecologia Feminista acontece na UFGD dia 21 de março




    Fotos