2021

Docentes têm até 6 de março para preencher questionário do Censo da Educação Superior

Atualizada: 25/02/2021
O questionário é curto e rápido e vai possibilitar implementação de políticas públicas

Censo Inep - destaque UFGD

Os docentes da UFGD têm até dia 6 de março para preencher o questionário que é uma das etapas do Censo da Educação Superior, um dos instrumentos de avaliação das políticas públicas da área de educação. O questionário é rápido e fornecerá dados relevantes para que o MEC possa avaliar a distribuição das atividades docentes entre ações de ensino, pesquisa e extensão. Para acessar, entre no link: https://sistemas.ufgd.edu.br/censo/, utilizando o login e senha institucionais.

Dentre as informações coletadas, os professores deverão indicar quanto tempo eles passam preparando e dando aula, quanto tempo investem em atividades de pesquisa, e quanto dedicam a atividades de extensão. Esses dados serão compilados pelo recenseador institucional e repassadas para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A participação de todos os docentes é fundamental, pois é a partir desses dados que o Inep pode oferecer estatísticas confiáveis, que permitam conhecer e acompanhar o sistema brasileiro de educação superior. Além disso, subsidia o MEC para atividades de acompanhamento e avaliação, programas de expansão e de melhoria da qualidade do Ensino Superior.

O Censo possibilita, ainda, a formulação e implementação de políticas públicas de forma que possam contribuir com o trabalho dos gestores das IES e demais gestores de governo; e também a utilização dos dados no cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC), principal indicador de qualidade da educação superior no Brasil. Desde 2008, as Instituições de Educação são obrigadas, por lei, a prestar as informações solicitadas pelo Inep.

Jornalismo ACS/UFGD com informações do Inep