Docentes universitários conjugam teoria e prática por meio da pesquisa

Atualizada: 15/10/2020
Professoras da UFGD falam sobre os impactos positivos das práticas de pesquisa dos docentes

Ser professor é um desafio diário, na missão de orientar jovens e crianças na busca pelo conhecimento. Seja dando aulas em nível médio ou fundamental, em qualquer disciplina, ou nos mais diferentes contextos socioculturais, ser professor é assumir uma missão complexa e dinâmica.

No caso de quem escolhe a carreira de docente universitário, além dos desafios de sala de aula, ainda é exigido o empenho para desenvolver atividades de pesquisa.

A professora Maria do Carmo Vieira, uma das mais destacadas pesquisadoras da UFGD, recomenda que os colegas docentes vejam a exigência de realizar o tripé ensino-pesquisa-extensão como uma oportunidade, em que se extrapola a sala de aula e se atribui novos sentidos para as práticas de ensino.

“O tripé ensino-pesquisa-extensão não deve ser visto como uma obrigação do professor. A gente faz essas atividades por prazer. A gente se envolve com as atividades fora da sala de aula, e começa a perceber que isso se reflete em sala: nos tornamos um professor melhor”, afirma Maria do Carmo.

Como engenharia agrônoma, as pesquisas de Maria do Carmo são, basicamente, no campo. Por isso, a professora leva seus alunos para áreas experimentais, hortas comunitárias e eventos acadêmicos, onde se desenvolvem atividades de pesquisa e de troca de conhecimento. “Eu sou orientadora de estudantes de graduação, do Ensino Médio, do mestrado, do doutorado e do pós-doutorado. Eu oriento os estudos e as pesquisas deles e isso converge para que possamos escrever e publicar artigos em revistas científicas, em boletins técnicos, em jornais e até em entrevistas para a TV. Trabalhamos não somente com a produção de artigos e eventos científicos, mas também para a popularização da ciência, por meio da extensão. O pesquisador também deve tornar público o que aprendeu, como forma de retornar para a sociedade o investimento público que foi feito para sua pesquisa”, orienta a pesquisadora.

Formar uma geração de cientistas
Maria do Carmo ainda destaca que um professor que faz pesquisa está constantemente atualizado, e passa para os alunos os resultados de seus estudos, trazendo para a sala de aula dados recentes, novas tecnologias e tendências na sua área de conhecimento.

A pró-reitora de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa, professora Patricia Hatsue Sueguma, acrescenta que o exemplo do professor pesquisador incentiva os alunos a uma postura inovadora, formando uma nova geração de cientistas.

“A universidade forma profissionais, mestres e doutores que irão contribuir com o desenvolvimento do país de forma determinante. Com a pandemia, ficou evidente a importância de formar profissionais em diversas áreas para atender as necessidades de vários setores da sociedade. O professor, além de contribuir na formação de recursos humanos, tem a função de preparar esses profissionais para as diferentes situações do mercado de trabalho  e para novos desafios que poderão surgir. A formação que a universidade fornece, retorna de forma direta à sociedade, seja na prestação de serviços de qualidade, na pesquisa com o desenvolvimento de novas tecnologias”, exemplifica a professora Patrícia.

maria do carmo

Professora Maria do Carmo em meio ao cultivo de capuchinha, planta que vem sendo estudada pelo potencial em tratamentos cardiológicos

patricia

Professora Patrícia Hatsue Suegama, pró-reitora de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa, em laboratório da FACET.