acessibilidade

Início do conteúdo da página
Janeiro
19
2022

Inscrições prorrogadas para os vestibulares de Licenciatura e Bacharelado em Letras-Libras da UFGD

  Atualizada: 19/01/2022
Agora quem quiser ser professor (Licenciatura) ou tradutor e intérprete (Bacharelado) de Língua Brasileira de Sinais tem até 4 de fevereiro para realizar a inscrição

 

Será encerrado em 4 de fevereiro o prazo de inscrição nos vestibulares da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) que oferecem os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Letras - Libras (Língua Brasileira de Sinais). A prorrogação foi publicada em 14 de janeiro, quando seria encerrado o período anterior de inscrições.

A inscrição é feita pela internet, na página de cada vestibular. A taxa é de R$ 100 e pode ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU-COBRANÇA), em qualquer agência bancária, durante o expediente do banco.

 

A diferença entre os processos seletivos é que um vestibular é específico para quem quer ser professor na Educação Básica ou Superior (Licenciatura), enquanto o Bacharelado é direcionado para quem quer ser tradutor e intérprete e está dentro do vestibular geral da UFGD, composto por 32 cursos de graduação (PSV 2022). No entanto, as aulas dos dois cursos são na modalidade a distância, gratuitas e realizadas pela Faculdade de Educação a Distância da UFGD.

 

Apesar da prorrogação na data de inscrição, o dia das provas de redação e objetiva continua o mesmo, em 20 de março de 2022, das 13h às 18h30, nas cidades de Dourados e Campo Grande para o Bacharelado e somente em Dourados para a Licenciatura.

 

VAGAS LICENCIATURA - PROFESSOR DE LIBRAS
 

A Licenciatura em Letras-Libras apresenta 30 vagas com prioridade para pessoas surdas, em respeito ao artigo 4º do Decreto Federal nº 5.626/2005. A versão do edital acessível em Libras está disponível na página do vestibular. Havendo vagas remanescentes, a oferta se dará para os ouvintes conforme disposição da Lei n.º 12.711/2012 e suas alterações, ou seja, metade das vagas serão disponibilizadas para ampla concorrência e outra metade será reservada para estudantes de escola pública, com recorte sobre renda familiar e cotas para negros (pretos e pardos) e indígenas, conforme o último censo populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

 

VAGAS BACHARELADO - TRADUTOR E INTÉRPRETE 
 

O Bacharelado também apresenta 30 vagas, mas é mais amplo, não tem prioridade para surdos, seguindo somente a Lei n.º 12.711/2012, com metade das vagas reservadas para estudantes de escola pública, distribuídas de acordo com a renda familiar e as cotas para negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência, já que está dentro do Vestibular geral da UFGD com 32 cursos de graduação (PSV 2022).  

 

OUTRAS INFORMAÇÕES
 

As informações sobre os vestibulares deverão ser obtidas na Coordenadoria do Centro de Seleção pelo e-mail: cs.libras@ufgd.edu.br, ou pelo whatsapp (67) 99332-4046.

 

Já os candidatos que necessitarem de atendimento acessível em Libras, com intérprete da  Faculdade EaD/UFGD, para resolver eventuais dúvidas referentes aos editais, deverão recorrer ao contato pelo e-mail: secaf.ead@ufgd.edu.br, e as orientações serão prestadas em Libras, por vídeo.  

 

As  principais  características  de  cada  curso  estão  disponíveis no portal: https://www.ufgd.edu.br/faculdade/ead/index

 

Acompanhe as páginas de cada vestibular em:
 

Bacharelado - Processo Seletivo Vestibular 2022 (PSV): https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/processo-seletivo-vestibular-psv/psv-2022
 

Licenciatura - PSVLetras-Libras - 2022: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/letras-libras-ead-licenciatura/psvletras-libras-2022

Jornalismo ACS/UFGD

 

ufgd
Sala de aula virtual do curso de Libras, oferecido pela Faculdade de Educação a Distância

ufgd

Divulgação
 

 




    Fotos