2019

Mês Afro: mesa temática debaterá ‘Corpo, imagem e saúde da população negra brasileira’

Atualizada: 13/11/2019

Desde o início do mês de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFGD), em alusão ao mês da Consciência Negra, está promovendo uma série de atividades voltadas à comunidade acadêmica, educadores/as e sociedade em geral. Na tarde desta quarta-feira (13), acontece a mesa temática Corpo, imagem e saúde da população negra brasileira, coordenada pela professora da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS/UFGD), Bruna Menegasse, e que tem como convidados (as): Marco Antônio de Nunes Araújo (Enfermagem/UEMS); Maria de Lourdes dos Santos (Presidenta da Comissão de Heteroidentificação e professora da Faculdade de Educação - FAED) e Jeanne Brito (professora da Faculdade Intercultural Indígena - FAIND). O evento acontecerá na sala 103 do Bloco C, localizado na Unidade 2 da UFGD (Cidade Universitária), das 16h30 às 19h.

O tema deste ano abordado nas ações é: Possibilidades emancipatórias para além do racismo estrutural e dialoga com a Década Internacional de Afrodescendentes 2015-2024, instituída pela UNESCO, que tem objetivo de promover o respeito, o reconhecimento, a igualdade e a justiça social cognitiva que contemple a diversidade étnica-racial.

Nesta semana, também acontece a roda de conversa Políticas de Ações Afirmativas/As cotas na UFGD: avanços e desafios, sob coordenação da professora Maria de Lourdes dos Santos e com participação da doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UFGD, Aline Anjos da Rosa, que também é vice-presidente da Comissão de Heteroidentificação. O evento é aberto ao público e acontece no Centro de Convivência da Unidade 2, das 16h30 às 19h.

Na programação do Mês Afro ainda estão intervenções artísticas, mostra de filmes, a III Noite Cultural, proposta pelo Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento dos Direitos dos Afro-Brasileiros - que será realizada no dia 20 de novembro, a partir das 18h, na Praça Antônio João -, e a palestra Interfaces entre Literaturas Africanas em Língua Inglesa e Portuguesa, que terá como debatedor o doutor Silvio Ruiz Paradiso, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Este evento acontecerá no dia 28 de novembro, às 19h, no Auditório da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE/UFGD), na Unidade 2 da UFGD. Também está previsto o lançamento da exposição permanente de fotografia Representatividade de negros e negras: onde estão nas ciências, na arte, na cultura?, no dia 18 de novembro, às 19h, no saguão da Faculdade de Ciências Humanas (FCH/UFGD).

Simultaneamente às atividades do Mês Afro, o NEAB está apoiando a realização do III Seminário Sul-mato-grossense em Educação, Gênero, Raça e Etnia e o I Diálogos Transnacionais – Saberes decoloniais, lutas antirracistas e antipatriarcais, que acontece no campus de 19 a 22 de novembro, em parceria com a UEMS.

Segundo a coordenadora do NEAB/UFGD, professora doutora Claudia Cristina Ferreira Carvalho, a ideia é promover a discussão e a difusão de conhecimentos acerca das questões que envolvem o racismo e as desigualdades, ampliando o debate sobre diversidade étnica, racial, nacionalidades, desigualdades entre mulheres e homens, para além da matriz hetero(cis)sexual.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no NEAB/UFGD, pelo telefone (67) 3410-2654 / 2751 ou pelo e-mail neab@ufgd.edu.br.

A programação completa do mês de novembro está disponível no link: https://drive.google.com/file/d/1XizH4XS0iLL6KHpm4xaFrzD7ScydU3E6/view

Hoje tem mesa temática durante Mês Afro