Março
2021

Projeto interinstitucional permitiu a entrega de mais de 3 mil máscaras tipo escudo facial

Atualizada: 01/03/2021

Os estudantes de Medicina da UFGD receberam a doação de 120 máscaras do tipo escudo facial entregues pelo projeto “Produção de face shields com uso de impressoras 3D”. O projeto é uma parceria entre professores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), empresários de Dourados e o Tribunal Regional Federal de Campo Grande.

O projeto começou em março de 2020 diante da emergente necessidade de equipamentos de proteção individual (EPI’s) para os profissionais da saúde no cenário da pandemia de Covid-19. A iniciativa partiu do professor Evandro Falleiros do IFMS do campus de Dourados, juntamente com a empresária Kilça Botelho. Junto com outros colaboradores, eles iniciaram a produção de arcos para as máscaras, usando as impressoras 3D disponíveis. O professor Natanael Yamamoto rapidamente se juntou ao grupo, incluindo a UFGD no projeto.

Um novo fôlego foi dado ao projeto com a aprovação de um projeto emergencial fomentado pelo TRF de Campo Grande, que permitiu a aquisição de mais 7 impressoras e matéria-prima para confecção de máscaras. Além do reforço material, se juntaram ao grupo mais três professores da UFGD, Carlos Camparotti, Rafael Gregolin e Roberto Carlos Orlando. Todo o esforço conjunto permitiu acelerar a produção e ao final de 5 meses, mais de 2500 unidades haviam sido produzidas.

O projeto foi finalizado com a doação de 120 máscaras ao Centro Acadêmico Camilo Ermelindo da Silva, que vai distribuir o material entre estudantes de medicina da UFGD. As máscaras permitirão que os alunos retornem com mais segurança às atividades práticas.

Ao longo dos 12 meses de projeto, foram atendidas unidades básicas de saúde, HU-UFGD, hospitais referência de outras cidades, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Militar, escolas, unidades internas de atendimento ao público da UFGD, unidades prisionais, e outros grupos de atendimento social.

face shield 1
Entrega das máscaras para representantes do CACES/ Medicina UFGD.

face shield 2
Entrega das máscaras para representantes do CACES/ Medicina UFGD.