acessibilidade

Início do conteúdo da página
Dezembro
12
2019

Reunião do CRIE-MS debate programa de estágio e evento internacional inédito no Centro-Oeste

  Atualizada: 12/12/2019

3
Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior do Mato Grosso do Sul - CRIE-MS


Na última reunião do ano do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior do Estado de Mato Grosso do Sul (Crie-MS), realizada na tarde de terça-feira (10), na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em Campo Grande, foram debatidos dois temas: um programa de estágio oferecido pelo Governo do Estado e a parceria para realização do VI Congresso Internacional  de Dialetologia e Sociolinguística (VI Cids).

O Vice-Reitor da UFGD, Luciano Geisenhoff, representou a UFGD no encontro onde estavam também estavam presentes: o anfitrião, Pe. Ricardo Carlos, Reitor da UCDB; o presidente do CRIE-MS, Marcelo Turine (UFMS); o vice-presidente, Taner Douglas Alves Bitencourt (Uniderp); Celi Corrêa Neres (vice-reitora da UEMS); Elaine Cassiano (reitora do IFMS) e Luiz Simão Staszczak (ex-reitor do IFMS).

O superintendente de Gestão Estratégica da Secretaria de Governo (Segov), Thaner Castro Nogueira, apresentou projeto de criação de edital para acadêmicos que desejam aprender sobre gestão pública e governo. Cada instituição integrante do CRIE-MS indicará um representante que ajudará a construir as diretrizes do programa.

As professoras Aparecida Negri Isquerdo e Daniela da Silva Souza Costa apresentaram aos reitores o VI Cids, que acontecerá nos dias 13 a 16 de outubro de 2020, na UFMS, em Campo Grande. O evento de âmbito internacional será realizado pela primeira vez na região Centro-Oeste e deve reunir especialistas de vários países, que discutirão o tema “Variação linguística: contatos interculturais, pesquisa e ensino”.

Integrantes do conselho definiram o calendário de reuniões para 2020 e discutiram possíveis nomes para a nova presidência do CRIE-MS, uma vez que o atual mandato de Marcelo Turine encerra-se em março.

Balanço

O professor Simão Staszczak deixou a reitoria do IFMS e se despediu do grupo: “Obrigado a todos os colegas, com quem construímos uma história, preparando um terreno lá atrás, quando todos concordávamos que os reitores precisavam conversar mais. Este apelo é muito mais nas grandes questões que norteiam nossas instituições e a troca de informações. A nossa união está amadurecendo e estamos convergindo para nos fortalecer”, disse. 

Pe. Ricardo Carlos, que foi nomeado pela congregação salesiana para ser o novo inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, a partir de fevereiro do ano que vem, também se despediu: “Agradeço ter participado da gênese desse conselho. Aqui, mais aprendi do que pude contribuir, pois encontrei pessoas que militam na educação superior. Alguns já passaram, outros chegaram e juntos, aprendemos a trabalhar para o bem do Estado e do crescimento do ensino superior”.

O presidente Turine fez um balanço do ano: “Temos de celebrar 2019. Estamos na história do conselho e novos desafios vão surgindo. Percebo que Mato Grosso do Sul precisa do nosso apoio; nossas universidades são patrimônios de MS. Quando conseguimos demonstrar união, as nossas pautas ficam mais fortes e o CRIE-MS é referência”.
 

Assessoria de Comunicação Social - UFGD
(com informações da UCDB) 


 


 



 


 



 

 



 


 


 

 




    Fotos