Dezembro
2020

​Saiba quais são as chapas inscritas para a eleição do COUNI, CEPEC e Conselho de Curadores

Atualizada: 14/12/2020
A comissão eleitoral publicou hoje (14/12) o ato normativo com as chapas inscritas para a eleição de representantes dos técnicos administrativos e dos docentes no Conselho Universitário (COUNI), no Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (CEPEC) e no Conselho de Curadores da UFGD.

Quem deseja entrar com recurso tem das 8 horas do dia 15 de dezembro até às 17 horas do dia 16 de dezembro para enviar o requerimento para o endereço eletrônico: comissaoeleitoral@ufgd.edu.br.

A campanha eleitoral será realizada de 7 de janeiro a 7 de fevereiro. A votação ocorrerá dia em 8 de fevereiro de 2021, das 9 às 21 horas.

Os três conselhos são instâncias de consulta e tomada de decisão coletiva dentro da universidade, que permitem a participação de docentes, técnicos administrativos, estudantes e da comunidade externa no processo de gestão da instituição.

Todas as informações sobre a eleição estão disponíveis em:  https://portal.ufgd.edu.br/reitoria/eleicoes-ufgd/eleicao-para-os-conselhos-superiores

O QUE É O COUNI?
Para o Conselho Universitário serão eleitos três técnicos administrativos e 11 docentes. O COUNI é a instância máxima de função normativa, deliberativa e de planejamento da Universidade. O COUNI é formado por 43 pessoas, e algumas cadeiras garantidas são a dos 12 diretores de faculdades, dos 7 pró-reitores, a do vice-reitor e da reitora. Os demais membros do COUNI são eleitos, sendo 11 representantes do corpo docente, 3 técnicos-administrativos, 3 discentes, e 3 pessoas de fora da universidade. A lista de conselheiros está disponível no site: https://portal.ufgd.edu.br/setor/couni/membros-conselho.

Algumas das atribuições do COUNI são: estabelecer as diretrizes acadêmicas e administrativas da Universidade e supervisionar sua execução, em consonância com o disposto no Estatuto e Regimento; aprovar a proposta orçamentária da Universidade, em sessão conjunta com o CEPEC e com o Conselho de Curadores; aprovar a criação, modificação, extinção e estrutura interna dos órgãos administrativos, de Unidades Acadêmicas, de Órgãos Suplementares e Complementares; aprovar propostas de criação ou extinção de cursos de Graduação e de programas de Pós-Graduação, bem como de alteração do número total de vagas da Universidade nos cursos de Graduação, ouvidos o CEPEC, as unidades acadêmicas e demais setores envolvidos; aprovar as normas disciplinadoras quanto ao dimensionamento, lotação, ingresso, regime de trabalho, progressão funcional, avaliação e qualificação dos servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade; atuar como instância máxima de recurso no âmbito da Universidade, bem como avocar o exame e a deliberação sobre qualquer matéria de interesse da Universidade.

CEPEC E CONSELHO DE CURADORES
O Conselho de Curadores é o organismo de fiscalização econômico-financeira da Universidade. Algumas de suas responsabilidades são: aprovar a tabela de valores de taxas, emolumentos e outras contribuições devidas à Universidade; pronunciar-se sobre a criação de fundos especiais, a instituição de prêmios pecuniários, a aceitação de legados e doações; e opinar, conclusivamente, sobre a prestação de contas da Universidade, relativa a cada exercício financeiro.
Para o Conselho de Curadores serão eleitos três técnicos administrativos e três docentes.

O CEPEC é um organismo de supervisão, com atribuições deliberativas, normativas e consultivas sobre atividades didáticas, científicas, culturais, artísticas, e de interação com a sociedade. Algumas de suas atribuições são aprovar os projetos pedagógicos dos cursos de graduação, bem como suas alterações; apreciar e analisar as propostas acerca da criação ou da extinção dos cursos de Graduação, e dos programas de Pós-Graduação e encaminhá-las ao COUNI; estabelecer normas gerais para o afastamento de docentes e dos servidores técnico-administrativos para Pós-Graduação;  emitir parecer sobre convênios da Universidade com instituições de direito público ou privado, cujos objetivos se relacionarem diretamente com a deliberação; realizar estudos relativos à política educacional da Universidade e submetê-los à apreciação do COUNI.

Para o CEPEC serão eleitos três técnicos administrativos e três docentes.

Jornalismo ACS-UFGD

ufgd