2021

UFGD amplia prazo de inscrição para o Vestibular da Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu

Atualizada: 25/02/2021
A data das provas também mudou. Antes, seriam realizadas em 4 de abril, mas passaram para 16 de maio

Foi publicado hoje (25/02) o edital de retificação do cronograma do Vestibular da Licenciatura Intercultural IndígenaTeko Arandu (PSLIN/2020), realizado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O prazo para inscrições terminaria nesta sexta-feira, dia 26 de fevereiro, e foi estendido até 9 de abril.

O curso Teko Arandu forma professores em quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza. As aulas são oferecidas pela metodologia da alternância (atividades de ensino na Universidade e também nas aldeias e nas escolas indígenas). A primeira turma dessa licenciatura foi concluída em 2011.

O Vestibular tem 70 vagas, as inscrições custam R$ 15 (quinze reais) e são feitas no site da UFGD, por meio do endereço eletrônico http://arearestrita.ufgd.edu.br. Para ser candidato é preciso possuir CPF (Cadastro de Pessoa Física), ser das etnias Guarani ou Kaiowá e ter o certificado de conclusão do Ensino Médio.

O Vestibular é dividido em três etapas, que serão aplicadas em 16 de maio: redação em Guarani e redação em Língua Portuguesa; prova objetiva e prova oral em Guarani. De manhã, das 8h às 12h30, serão feitas as provas de redação e objetiva e, durante a tarde, a partir das 14h, acontecerá a prova oral. As provas serão realizadas ao mesmo tempo nas cidades de Amambai e Dourados.

Para prevenção de contágio da dovid-19, serão tomadas medidas de biossegurança que envolverão: evitar aglomeração nos portões e corredores dos locais de prova; aferir temperatura corporal dos candidatos; manter distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as carteiras; disponibilizar álcool 70% em gel e usar máscara de proteção respiratória, descartável ou caseira feita de tecido, e permanecer com ela até sua saída do local da prova. As equipes que irão trabalhar no vestibular estarão com luvas e máscaras do tipo escudo facial.

Essa seleção para o Teko Arandu foi suspensa em maio de 2020 como medida para o enfrentamento da propagação do novo coronavírus (covid-19) e foi retomada em novembro, alterando o cronograma (Edital de Retificação CCS n 01/2020) pela primeira vez, mantendo quem já estava inscrito desde o ano passado e oportunizando as inscrições de novos candidatos.

TEKO ARANDU

O curso de Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu é um curso de licenciatura voltado à formação de professores indígenas das etnias Guarani e Kaiowá. Ele foi implantado no ano de 2006, a partir de conjugação de esforços institucionais envolvendo a UFGD, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o Movimento de Professores Indígenas, o governo do Estado de Mato Grosso do Sul, o MEC, a FUNAI, cerca de 20 prefeituras municipais e outras entidades.

O curso oferece Licenciatura Plena em Educação Intercultural, com habilitações em quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza. A Licenciatura vem ao encontro da missão da UFGD que é a educação inclusiva que promove a troca de saberes e de experiências.

CONTATOS

As informações sobre o PSLIN-2020/UFGD devem ser obtidas na Coordenadoria do Centro de Seleção pelo e-mail cs.indigena@ufgd.edu.br ou pelo Whatsapp no número (67) 99332-4046, das 7h às 17h.

Link da página do Vestibular: https://www.ufgd.edu.br/vestibular/licenciatura-indigena-teko-arandu/pslin2020

UFGD
Formatura da primeira turma no ano de 2011