acessibilidade

Início do conteúdo da página
Março
15
2019

UFGD Ciência volta ao ar nesta sexta-feira

  Atualizada: 15/03/2019
Entrevistada dessa semana é a professora Ana Carolina Amorim Orrico que desenvolve pesquisas sobre a criação de fertilizantes através de resíduos da produção animal

Nesta sexta-feira, 15 de março, volta ao ar o programa UFGD Ciência, com a entrevista da professora Ana Carolina Amorim Orrico, vinculada à Faculdade de Ciências Agrárias (FCA/UFGD). O UFGD Ciência é um projeto de extensão da Assessoria de Comunicação Social criado para divulgar as pesquisas desenvolvidas na Universidade.
Na entrevista, a professora Ana Carolina Amorim Orrico mostra sua pesquisa de geração de adubos e combustíveis a partir de dejetos da produção de gado, peixes e da criação de pintinhos. Os estudos aproveitam materiais que sobram da produção animal, como couro, pele, ossos, sangue até fezes e urina.
Ana Carolina é professora do curso de Zootecnia da UFGD e já foi coordenadora do curso. Fez graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Zootecnia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É líder do grupo de pesquisa em "Produção animal sustentável: reciclagem dos resíduos e manejo de forragens" do CNPq,  e já orientou as pesquisas que resultaram em 17 dissertações de mestrado, 2 teses de doutorado e 2 de pós-doutorado, além de 29 orientações para estudantes de Iniciação Científica e 17 trabalhos de conclusão de curso. 
A docente é consultora científica de diversas revistas científicas da área, além de órgãos de fomento como CAPES, CNPq e FUNDECT.
O UFGD Ciência
O UFGD Ciência é um projeto de extensão da Assessoria de Comunicação Social criado para divulgar as pesquisas desenvolvidas na Universidade, dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS 4 - Educação de Qualidade) nas Nações Unidas do Brasil para até 2030. 
O produto de WebTV criado pela equipe já está em seu segundo ano e visa divulgar para toda sociedade o trabalho dos pesquisadores da UFGD, dando publicidade também aos investimentos em pesquisas na Universidade, apresentando à comunidade em geral o que a Instituição vem promovendo nessa área e divulgando os resultados já alcançados com os estudos. 
Além disso, o UFGD Ciência pretende também estimular acadêmicos a conhecer mais as atividades de pesquisa e de como elas funcionam, valorizando os pesquisadores e a própria Universidade.
O UFGD Ciência é publicado semanalmente nas redes sociais oficiais (Facebook e Instagran) e está disponível no canal oficial da UFGD no YouTube. Acesse as edições do UFGD Ciência publicadas em 2018 pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=I6oFD0auEwY&list=PLSL6U_loXybVcwZyfBq5306zh8c9Y3oOw 
O currículo da professora Ana Carolina Amorim Orrico está disponível em: http://lattes.cnpq.br/3382234524372455
Sugestões de pauta podem ser encaminhadas para o endereço de e-mail: jornalismo@ufgd.edu.br
 

Professora Ana Carolina Amorim Orrico é a entrevistada dessa semana do UFGD Ciência
Professora Ana Carolina Amorim Orrico

Jornalismo ACS/UFGD



    Fotos