UFGD é campeã estadual dos JUBs – Acadêmico

Atualizada: 18/10/2018
Pela primeira vez, estudantes da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) conquistaram medalhas de ouro na etapa estadual dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). O evento promove competições em 12 modalidades esportivas e disputas inusitadas: jogos de League os Legends, futebol eletrônico e, ainda, um “campeonato” de artigos acadêmicos.

Foi com a sua produção científica que os acadêmicos Alexsandra Belido Mourão e Clébson Velasque Nogueira conquistaram a medalha de ouro. Os estudantes escreveram os artigos campeões sob a orientação do professor Gustavo Levandoski.

O trabalho da acadêmica Alexsandra analisa os fatores motivacionais que levaram universitários a aderir ao TIME UFGD. O resultado da pesquisa mostra que a principal motivação que levou os estudantes a buscar a prática esportiva é o desejo de melhorar a qualidade de vida.

Já Clébson desenvolve uma pesquisa comparando as práticas esportivas de universitários e militares, buscando entender como esses jovens se sentem em relação as atividades físicas. Após o levantamento de ados, Clábson verificou que os jovens militares apresentam maior contentamento com sua qualidade de vida que os atletas universitários.

Jogos Universitários Brasileiros

O JUBs acadêmico estadual é organizado pela Federação Universitária do Mato Grosso do Sul que é vinculada a Confederação Brasileira Desportiva Universitária (CBDU), entidade máxima do esporte universitário do Brasil e organizadora dos JUBS.

O JUBs acadêmico estadual tem por objetivo incentivar a participação das Instituições de Ensino Superior (IES) em discussões, reflexões e elaboração de trabalhos acadêmicos relacionados ao esporte. Na etapa estadual também são classificados dois trabalhos acadêmicos, sendo obrigatoriamente um da categoria masculino e outro feminino, para disputar o JUBs acadêmico nacional que ocorrerá de 4 a 11 de novembro deste ano na cidade de Maringá.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFGD com informações da DIESP