Junho

UFGD investirá R$ 302 mil nas ações de extensão de 2022

Atualizada: 01/06/2021
O prazo para seleção de propostas será encerrado em 18 de julho e tanto discentes quanto servidores podem inscrever seus projetos

A UFGD está com seleção aberta para receber propostas de ações de extensão (curso/oficina, evento e projeto) a serem realizadas em 2022 por professores, técnicos administrativos e estudantes de graduação e de pós-graduação.

Os interessados podem solicitar bolsa de extensão (PIBEX) para discente no valor de R$ 400 mensais, com duração de 12 meses (janeiro a dezembro), e recursos para despesas de custeio, materiais e serviços no valor de R$ 3 mil por projeto e de R$ 2 mil para cada evento, curso ou oficina. A previsão orçamentária total é de R$ 302.800,00 (bolsas, materiais e serviços).

No entanto, mesmo que a proposta seja aprovada sem ônus, ou seja, não receba apoio financeiro e os envolvidos sejam voluntários, várias são as vantagens em oficializar a ação desenvolvida pelo extensionista, entre elas, a possibilidade de emitir certificado para os participantes e essa carga horária ser utilizada como progressão funcional docente e como horas complementares para os estudantes.

Desde a regulamentação da meta 12.7 do Plano Nacional de Educação (PNE), os cursos precisam “assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social”. Essa integralização da extensão na matriz curricular, colaborou para ela deixasse de ser uma atividade apartada do ensino e passasse a integrá-lo, inclusive se tornando um dos critérios de avaliação dos cursos de graduação.

Outro benefício de cadastrar a proposta de ação de extensão é o de aumentar a chance da faculdade receber maior aporte financeiro durante a distribuição orçamentária da UFGD, tendo em vista que o número de ações de extensão faz parte dos critérios para a destinação dos recursos. Já diretamente sobre o conteúdo, ao passar por instâncias avaliativas, a proposta pode receber sugestões de ajustes e melhorias que podem contribuir para o refinamento teórico da proposta e o aprimoramento das atividades práticas.

Porém, como muitas ações foram criadas ou tiveram que ser adaptadas de forma emergencial para o ambiente online durante a pandemia de covid-19, a Coordenadoria de Extensão da UFGD tem percebido que alguns servidores estão atuando em ações que poderiam ser cadastradas, mas ainda não estão no sistema.

SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

O prazo para submissão das propostas no SIGProj (Sistema de Informação e Gestão de Projetos) será encerrado em 18 de julho e pode ser feito pelo endereço eletrônico: http://sigproj.ufrj.br.

É necessário que as iniciativas garantam a articulação entre ensino e pesquisa, atendam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Agenda 2030 (listados no Anexo II do edital), as demandas da sociedade e o desenvolvimento regional de Mato Grosso do Sul, sendo que será dada prioridade para ações localizadas em 10 regiões de Dourados (identificadas no Anexo I).

De acordo com o cronograma, após análise da Câmara de Extensão e Cultura, o resultado provisório será divulgado em 11 de agosto e o resultado final em 16 de agosto. Já o prazo final para entrega da documentação dos bolsistas é maior, com encerramento só em 22 de novembro.

CONTATOS

Informações adicionais podem ser obtidas na COEX e na PROEX, pelos telefones (67) 3410-2885/3410-2884 ou pelos e-mails: coex@ufgd.edu.br ou proex@ufgd.edu.br.

Os editais e anexos estão publicados em: https://editais.ufgd.edu.br/processo/119/PROEX

Jornalismo ACS/UFGD com informações da COEX

banner extensão