UFGD lança podcast para divulgação de notícias institucionais

Atualizada: 14/09/2021
Com quatro episódios já disponíveis, o podcast terá material novo toda semana. O formato adotado segue a tendência de crescimento dos canais de áudio

ufgd
Divulgação

Apostando no formato de áudio para conquistar internautas que gostam de praticidade e da linguagem semelhante a de um bate-papo, a Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas da Universidade Federal da Grande Dourados (ACS/UFGD) criou um podcast para divulgação institucional.

Os conteúdos têm duração de 3 a 5 minutos, são apresentados pelo jornalista e radialista Roberto Godoy e trazem entrevistas sobre eventos e ações da universidade, com periodicidade semanal. A publicação é feita no serviço de streaming Spotify, com o nome “Podcast UFGD”.

Por enquanto, quatro episódios já estão disponíveis. O primeiro faz uma apresentação do projeto e da UFGD, o segundo explora a temática da extensão universitária e os demais sobre o “I Seminário da Biblioteca sobre Assédio, Racismo e Violência de Gênero” e sobre o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT).

Ficou a fim de dar uma conferida? Acesse o link abaixo, ouça os episódios disponíveis e aproveite para já clicar no botão de seguir!

CRESCIMENTO DOS PODCASTS

A utilização de podcast segue a tendência do crescimento de audiência do formato. Estudo realizado pela Rede Globo de Televisão, em parceria com o Ibope, mostrou que durante a pandemia de covid-19, mais gente ouviu programas em áudio digital: 57% dos entrevistados acessaram um podcast pela primeira vez durante o isolamento social.  E entre os que já consumiam esse tipo de conteúdo, o interesse aumentou mais ainda: 31% declararam ter elevado o consumo de áudios digitais durante a pandemia.

De acordo com o levantamento, o podcast é ouvido enquanto a pessoa faz outra atividade. A maioria enquanto executa tarefas domésticas (44%). As demais quando navegam na internet (38%), se preparam para dormir (25%), trabalham/estudam (24%), estão em trânsito para o trabalho ou a faculdade (24%), junto com atividades físicas (20%) e enquanto se dedicam aos cuidados pessoais (18%).

CANAIS DA UFGD

Com a criação do podcast, a UFGD amplia mais uma vez seus canais de comunicação. Além do portal, a Assessoria de Comunicação Social administra páginas no Facebook, no Instagram, no YouTube, no Twitter e no LinkedIn, além de realizar a transmissão de notícias em lista pelo WhatsApp (67 9200-5352).