Julho

UFGD terá evento on-line de Recepção aos Calouros de 2021

Atualizada: 12/07/2021
Mantendo as medidas de biossegurança contra a covid-19, a live buscará sanar as principais dúvidas dos calouros e será encerrada com show da banda douradense Misbehaviour

Em 26 de julho, terá início o novo semestre de aulas na UFGD. Com objetivo de acolher, de apresentar as oportunidades de bolsas de ensino, pesquisa e extensão e de sanar as principais dúvidas dos aproximadamente 1,8 mil novos estudantes, às 9h, será realizado o evento de Recepção aos Calouros, por meio de uma transmissão ao vivo pelo canal da UFGD no YouTube.

A programação prevê uma mensagem de boas-vindas do reitor pro tempore Lino Sanabria, seguida por vídeos informativos curtos sobre os programas de assistência estudantil (Auxílio Alimentação, Bolsa Permanência, Auxílio Emergencial, etc.), os programas de Ensino de Graduação (PET, PIBID, PROLICEN, etc.) e de Pesquisa (PIBIC, PIBIC-AF, PIBITI, etc.), os projetos de Extensão e Cultura, o funcionamento do acesso remoto à Biblioteca e os objetivos dos quatro núcleos da UFGD: Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), Núcleo de Estudos de Diversidade de Gênero e Sexual (Nedgs), Núcleo Multidisciplinar para Inclusão e Acessibilidade (Numiac) e Núcleo de Assuntos Indígenas (Nain). A transmissão será encerrada com o show da banda douradense de heavy metal Misbehaviour, previamente gravado e que faz parte do Celebração 2021, projeto desenvolvido pela Coordenadoria de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFGD.

Ainda como parte da Recepção aos Calouros, o Manual do Estudante 2021 será enviado para toda a comunidade acadêmica por e-mail, com informações resumidas sobre todos os auxílios e programas da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis.

Já nos dias 27 e 28 de julho, atividades de boas-vindas serão elaboradas pelas próprias faculdades. Além das unidades acadêmicas, também as atléticas, os centros acadêmicos e os grupos de pesquisa ou de extensão poderão realizar atividades de recepção aos novos estudantes, desde que mantendo a característica central de quaisquer boas-vindas: o respeito por quem está chegando à UFGD.

Na Instituição, nenhum estudante, seja veterano ou calouro, é obrigado a participar de qualquer atividade de trote, nem de grupos virtuais. O trote é proibido pela Portaria número 83, de 7 de março de 2007 e, caso haja algum tipo de coação ou situação humilhante, o calouro deve tomar as medidas cabíveis. A Universidade conta com uma Ouvidoria, que pode ser contatada através do e-mail ouvidoria@ufgd.edu.br ou por meio do Sistema FalaBR pelo endereço eletrônico: https://sistema.ouvidorias.gov.br/.

Até 2020, a recepção era feita no Auditório Central, com centenas de novos alunos reunidos nos períodos matutino e noturno. As pró-reitorias apresentavam as informações mais importantes e havia também uma apresentação artística. Neste ano, em decorrência da pandemia, a recepção será on-line, e por isso, não haverá a mesma interação dos anos anteriores. No entanto, a transmissão seguirá o mesmo conteúdo, buscando redimir as principais dúvidas dos calouros e orientar sobre como funciona a UFGD.

CELEBRAÇÃO COM MISBEHAVIOUR

banda
Divulgação

Também por conta da pandemia de covid-19, a UFGD está realizando o projeto Celebração em versão digital, sendo que a banda Misbehaviour será a segunda atração que se apresenta neste formato para a comunidade acadêmica. A primeira foi a banda Vokalika, em 25 de julho.

A Misbehaviour é composta por Nairon Martins (guitarra e vocal), Johny Loucura (bateria), Gilson Buzzio (vocal e baixo) e Guilherme Queiroz (teclado, baixo e vocal), é pioneira no gênero musical heavy metal em Dourados e uma das mais antigas de Mato Grosso do Sul que ainda segue na ativa, se destacando pela qualidade nas execuções das músicas, semelhança nas performances vocais e energia do público durante suas apresentações.

O show irá comemorar tanto a Recepção aos Calouros quanto o aniversário da UFGD, criada em 29 de julho de 2005 e, para esse momento, a Misbehaviour preparou um repertório que terá como tema o resgate das bandas de garagem, em referência aos grupos que começaram ensaiando nas próprias casas. Os participantes poderão conferir também músicas autorais e alguns covers clássicos da banda System of a Down. O show foi previamente gravado e será exibido logo após o conteúdo informativo do evento de recepção.

O conceito da iniciativa Celebração, realizada pela Coordenadoria de Cultura, é selecionar, por meio de edital, artistas regionais e nacionais para shows musicais e espetáculos teatrais e de dança para apresentações em Dourados, mais especificamente em datas importantes do calendário acadêmico da Universidade ao longo do ano.

LINKS INTERESSANTES

Portaria da UFGD que proíbe o trote:

https://files.ufgd.edu.br/arquivos/boletins/18.pdf (página 7)

Lei estadual contra o trote:

Rede social da banda Misbehaviour: https://www.facebook.com/misbehaviourband/

Canal da UFGD no YouTube: https://www.youtube.com/user/ufgdoficial