2019

“Venha conhecer a Universidade que é de vocês”, convida vice-reitor durante abertura da MAD

Atualizada: 20/05/2019

Na noite de ontem (19), o Teatro Municipal de Dourados teve lotação máxima para acompanhar o concerto de abertura da 7ª Mostra Audiovisual de Dourados (MAD). A Orquestra UFGD presenteou o público com arranjos musicais de clássicos do cinema como “Era Uma Vez no Oeste”, “Tempos Modernos”, “O Rei Leão” e novidades como “Guardiões da Galáxia” e “Game of Thrones”.

Durante a cerimônia de abertura, a coordenadora de cultura, Gicelma Chacarosqui, a pró-reitora de extensão e cultura, Juliana Mauad, e o vice-reitor da UFGD, Márcio Eduardo de Barros, reforçaram a importância da extensão universitária como instrumento que disponibiliza à comunidade os conhecimentos adquiridos no ensino e na pesquisa.

“A Orquestra é resultado de um projeto de extensão, e extensão é uma devolutiva direta que a UFGD oferece à comunidade. Quando a Orquestra se apresenta, estamos executando uma função, uma obrigação da Universidade”, afirmou a coordenadora de cultura.

Já a pró-reitora, chamando a atenção para a quantidade de crianças presentes, afirmou que “é importante plantarmos sementinhas, através da cultura, para melhorar o futuro do país, que passa por um momento tão difícil”. Além disso, salientou que a UFGD é de toda a comunidade, que sustenta a Universidade pagando impostos.

Para finalizar a cerimônia, o vice-reitor esclareceu dúvidas sobre o orçamento destinado ao show de encerramento. “Devido ao atual contingenciamento de gastos, tem-se questionado porque vai acontecer um show tão caro. Esse formato foi mantido porque a Mostra foi pensada, foi organizada. Empenhamos, ainda no ano passado, investimentos em instrumentos para a orquestra, em bolsas para os músicos e também para o show. Com essa organização, nós conseguimos realizar diversos eventos culturais que vocês já conhecem e manter a MAD com Almir Sater no show de encerramento”. Márcio ainda destacou que a UFGD é todos. “Convido todos vocês para irem ao campus no dia 26, levar uma canga e tereré para curtir o show. Será muito bom recebê-los dentro da Universidade. Quem não conhece a UFGD, vá até nosso campus, às outras unidades. Venha conhecer a Universidade que é de vocês, a Universidade que é Dourados. Serão sempre muito bem vindos”.

Entre uma música e outra, o maestro Junior Souza relembrou que viu a Orquestra ‘nascer’. “Entrei como músico e hoje retorno como regente”. O concerto foi oferecido como uma homenagem à Thais Costa, que encontra-se afastada para mestrado: “estou muito feliz, é uma apresentação especial, entre amigos. Dedico este concerto de hoje para nossa maestrina, Thais, a qual tenho certeza que, mesmo longe, está torcendo muito por nós”.

Sobre a 7ª MAD

Na quarta-feira (22) tem início a Mostra Infantil e a Mostra Competitiva de curtas. Ao todo serão seis filmes infantis, 20 produções sul-mato-grossenses e 10 curtas nacionais. Haverá, ainda, exibição de dois filmes brasileiros inéditos: “Torre das Donzelas” e “As Filhas do Fogo. A premiação dos vencedores e encerramento da Mostra acontecem no dia 26, às19h, no campus da UFGD (Unidade 2), com show do Almir Sater.

Quem não pode estar presente no concerto de ontem, pode acompanhar um dos momentos, Tributo ao Queen, pelo vídeo abaixo:

Jornalismo ACS-UFGD