Novembro

XIX Encontro de Reitores: Universidades Inclusivas para avançar na Agenda 2030

Atualizada: 13/11/2018
Nos dias 11 a 13 de novembro aconteceu na Universidade de Granada, na Espanha, o XIX Encontro do Grupo Tordesilhas, o qual a UFGD integra. A UFGD foi representada pela Reitora, Prof.ª Liane Calarge, e a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Prof.ª Juliana Carrijo Mauad.

O encontro teve como tema principal, Universidades Inclusivas – Agenda 2030. Em sua conferência de abertura, o Dr. Frederico Mayor Zaragoza, Presidente da Fundación para una Cultura de Paz e ex-Diretor Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), ressaltou a importância dos países em desenvolver estratégias para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a transformação mundial, especialmente no que se refere a mudanças climáticas (ODS 13), redução das desigualdades (ODS 10), igualdade de gênero (ODS 5) e educação de qualidade (ODS 4).

“A Agenda 2030 da ONU é um dos compromissos assumidos pelo Brasil e se aceitamos estabelecer esta parceria colaborativa em prol do nosso planeta e de todos os que o habitam, é fundamental que as Universidades incorporem ações que ajudem, nas suas respectivas proporções, a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’’, afirma Prof.ª Liane.

De acordo com a Profa. Juliana, “a UFGD, desde 2016, vem estruturando e inserindo os ODS a partir de ações realizadas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, oficialmente através do Núcleo de Práticas Extensionistas (NPE) e os Programas de Extensão ‘UFGD + Saúde’ e ‘UFGD Sustentável’. Este ano, foi lançado o Edital 2019 de Extensão, totalmente ligado aos ODS, que tornou possível mapear os direcionamentos das ações de toda a comunidade acadêmica, para obter melhor e maior integração com os diferentes setores da sociedade”.

Em 2018, as ações de extensão da UFGD estão distribuídas principalmente nas temáticas de Educação de Qualidade (ODS 4) e Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Sobre o Grupo Tordesilhas
O Grupo Tordesillas nasceu com a celebração do I Encontro de Reitores das Universidades do Brasil, Espanha e Portugal, realizado no ano 2000, na cidade de Tordesillas, na famosa "Casa do Tratado", local onde foi firmado o histórico Tratado de Tordesillas.
Atualmente é formado por 19 universidades do Brasil, 11 da Espanha e 7 de Portugal, todas elas de destacada importância em seus respectivos países.
Na atualidade existem três sedes, uma em cada país: a do Brasil, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO; a da Espanha, na Universidade de Valladolid – UVA; e a de Portugal, na Universidade de Coimbra - UC.

Estiveram presentes no XIX Encontro de Reitores, representantes das Universidades Brasileiras: UFGD, UFMT, UnB, UNICAMP, FURG, UFMG, UFF, UFSCAR, UNIRIO, UFPE entre outras; das Universidades de Portugal: Universidade do Porto, Universidade de Aveiro, Universidade de Lisboa, Universidade de Vigo; e das Universidades da Espanha: Universidade de Granada, Universidade de Barcelona, Universidade de Valencia.

Para saber mais sobre a Agenda 2030 e os ODS, acesse: http://www.agenda2030.com.br/

Assessoria de Comunicação da Reitoria