acessibilidade

Início do conteúdo da página

ESPECIALIZAÇÃO EM ESTUDOS DE GÊNERO E INTERCULTURALIDADE

A Especialização em Estudos de Gênero e Interculturalidade cria condições teóricas e práticas para a consolidação dos estudos de gênero em assentamentos rurais no Mato Grosso do Sul e faz entender a construção social da sexualidade humana articulando as categorias gênero, geração, raça e classe social a partir da contribuição da teoria feminista.

O curso consegue aprofundar teoricamente as principais correntes conceituais da problemática do gênero e sua relação com os estudos do poder. Gênero e sua relação do feminismo, as teorias de gênero. Dinâmica de gênero, raça e classe. E ainda permite discussões e análises de estudos sobre relações de gênero e trabalho no Brasil e América Latina a luz de uma revisão crítica da teoria feminista em torno dessa temática, dando ênfase no debate atual sobre gênero, divisão do trabalho e globalização, com especial atenção às novas tendências do trabalho feminino nas politicas de desenvolvimento.

Além disso, ressalta-se que as disciplinas ainda contribuem com a formação de mulheres/homens de assentamentos rurais para a pesquisa e o levantamento de fontes históricas sobre sua trajetória de vida e comunitária; constroem subsídios teóricos e práticos que permitam a compreensão da diversidade étnico-racial de gênero, de diferentes modos de vida de grupos sociais com abordagens curriculares críticas e humanizadoras; possibilitam o intercâmbio de docentes, discentes, pesquisadores (as) entre as instituições envolvidas no projeto buscando ampliar e fortalecer a rede de apoio em estudos de gênero e interculturalidade.​


CONTATO

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970 - Dourados-MS
(67) 3410-2265/2289
posgenero@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página

  INFORMES

Nenhum informe no momento!

    AGENDA DE EVENTOS

Nenhum evento no momento!