acessibilidade

Início do conteúdo da página

Bancas de defesas de dissertações na PG Zootecnia


O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, mestrado e doutorado em Produção Animal, da Universidade Federal da Grande Dourados, informa que serão realizadas as defesas públicas de dissertações dos(as) discentes:

 

 

Rafael Fraga Zamperlini, a ser realizada no dia 19 de fevereiro de 2020, às 13 horas e 30 minutos, na sala 7 (sete) do prédio da Pós-graduação da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Grande Dourados.

Trabalho intitulado “Prospecção de regiões genômicas associadas a características de carcaça na raça Nelore, usando single step GBLUP ”.

Membros da Banca:

Dr. Leonardo de Oliveira Seno (Presidente)- UFGD

Dra. Alexeia Barufatti Grisolia (Membro Titular)- UFGD

Dr. André Luiz Julien Ferraz (Membro Titular)- UEMS

 

Bruna Barreto Przybulinski, a ser realizada no dia 20 de fevereiro de 2020, às 08 horas (horário oficial do Estado de Mato Grosso do Sul), na Unidade II, da Universidade Federal da Grande Dourados e por videoconferência.

Trabalho intitulado “Caracterização de diferentes tipos de cama de frango de corte com inclusão de gramínea desidratada e sua influência na produção”.

Membros da Banca:

Dr. Rodrigo Garófallo Garcia (Presidente)- UFGD

Dra. Claudia Marie Komiyama (Membro Titular)- UFGD

Dra. Maria Fernanda de Castro Burbarelli (Membro Titular)- UFGD

Dra. Sabrina Endo Takahashi (Membro Titular)- UTFPR/DV

 

Deivid Kelly Barbosa, a ser realizada no dia 21 de fevereiro de 2020, às 08 horas (horário oficial do Estado de Mato Grosso do Sul), na Unidade II, da Universidade Federal da Grande Dourados e por videoconferência.

Trabalho intitulado “Impacto de diferentes composições de cama em problemas locomotores de frango de corte”.

Membros da Banca:

Dr. Rodrigo Garófallo Garcia (Presidente)- UFGD

Dra. Angela Signor Mendes (Membro Titular)- UTFPR/DV

Dra. Fabiana Ribeiro Caldara (Membro Titular)- UFGD

 

Brenda Kelly Viana Leite, a ser realizada no dia 24 de fevereiro de 2020, às 13 horas e 30 minutos (horário oficial do Estado de Mato Grosso do Sul), na Unidade II, da Universidade Federal da Grande Dourados e por videoconferência.

Trabalho intitulado “Uso de aditivos para a retenção de nitrogênio em compostagem de resíduos gerados da produção animal”.

Membros da Banca:

Dra. Ana Carolina Amorim Orrico (Presidente)- UFGD

Dr. Claucia Aparecida Honorato da Silva (Membro Titular)- UFGD

Dra. Mônica Sarolli Silva de Mendonça Costa (Membro Titular)- UNIOESTE

 

Vivian Aparecida Rios Castilho, a ser realizada no dia 27 de fevereiro de 2020, às 08 horas (horário oficial do Estado de Mato Grosso do Sul), na Unidade II, da Universidade Federal da Grande Dourados e por videoconferência.

Trabalho intitulado “Diagnóstico e avaliação in vivo de miopatias em peitos de frangos de corte”.

Membros da Banca:

Dra. Claudia Marie Komiyama (Presidente)- UFGD

Dr. Alexandre Rodrigo Mendes Fernandes (Membro Titular)- UFGD

Dr. Rodrigo Garófallo Garcia (Membro Titular)- UFGD

Dra. Érika Rosendo de Sena Gandra (Membro Titular)- UNIFESSPA

 

Larissa Braganholo Vargas, a ser realizada no dia 27 de fevereiro de 2020, às 13 horas e 30 minutos (horário oficial do Estado de Mato Grosso do Sul), na Unidade II, da Universidade Federal da Grande Dourados e por videoconferência.

Trabalho intitulado “Estratégias de enriquecimento ambiental para leitões desmamados: bem-estar e comportamento”.

Membros da Banca:

Dra. Fabiana Ribeiro Caldara (Presidente)- UFGD

Dr. Rodrigo Garófallo Garcia (Membro Titular)- UFGD

Dra. Viviane Maria Oliveira dos Santos Nieto (Membro Titular)- UFMS

 

Rita Therezinha Rolim Pietramale, a ser realizada no dia 27 de fevereiro de 2020, às 14 horass (horário oficial do Estado de Mato Grosso do Sul), na Unidade II, da Universidade Federal da Grande Dourados e por videoconferência.

Trabalho intitulado “Impacto dos índices reprodutivos na ecoeficiência da produção de leitões destinados a engorda em sistemas confinados”.

Membros da Banca:

Dr. Clandio Favarini Ruviaro (Presidente)- UFGD

Dr. Diogo Magnabosco (Membro Titular)- UFRGS

Dr. Leonardo de Oliveira Seno (Membro Titular)- UFGD

 

Douglas Gabriel Anschau, a ser realizada no dia 02 de março de 2020, às 08 horas, na Faculdade de Ciências Agrárias, Unidade II da Universidade Federal da Grande Dourados. Trabalho intitulado “Líquido da castanha de caju em suplemento para bovinos no período seco”.

Membros da Banca:

Dr. Rafael Henrique de Tonissi e Buschinelli de Goes (Presidente)- UFGD

Dr. Jefferson Rodrigues Gandra (Membro Titular)- UFGD

Dr. Luís Carlos Vinhas Ítavo (Membro Titular)- UFMS

 

Defesas realizadas no mês de fevereiro de 2020:

 

Isabella Cristina de Castro Lippi, a ser realizada no dia 06 de fevereiro de 2020, às 14h30min, na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP / Botucatu.

Trabalho intitulado “Neuroplasticidade, bem-estar e desempenho de suínos expostos a musicoterapia durante a fase de gestação e maternidade”.

Membros da Banca:

Dra. Fabiana Ribeiro Caldara (Presidente)- UFGD

Dra. Ibiara Correia de Lima Almeida Paz (Membro Titular)- UNESP

Dr. Iran José Oliveira da Silva (Membro Titular)- USP/ESALQ

Dr. Luan Sousa dos Santos (Membro Titular)- UFRRJ

 

Juliane Damiani, a ser realizada no dia 13 de fevereiro de 2020, às 08h30min (horário oficial do Estado de Mato Grosso do Sul), na Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade, Unidade 2 da UFGD e via Webconferência.

Trabalho intitulado Substituição de somatotropina bovina sintética por levedura viva no desempenho produtivo de vacas leiteiras”.

Membros da Banca:

Dr. Jefferson Rodrigues Gandra (Presidente)- UFGD

Dr. Euclides Reuter de Oliveira (Membro Titular)- UFGD

Dra. Mariana Campana (Membro Titular)- UFSCar

Dra. Mayara Andressa Sabedot (Membro Titular)- UFGD

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Programa de Pós-graduação em Zootecnia
Nome responsável:
Coordenador Dr. Rafael Henrique
Email:
pgz@ufgd.edu.br
Telefone:
34102358

    Fotos

    Perguntas Frequentes

Será através de processo seletivo para ingresso no mestrado e doutorado, regido por edital publicado pela coordenadoria do programa de pós-graduação em Zootecnia, elaborado de acordo com as normas específicas aprovadas pelo CEPEC.
A seleção dos candidatos inscritos para o Mestrado ou Doutorado, será realizada por uma Comissão Examinadora designada pela Coordenadoria do programa de pós-graduaçãoemZootecnia, constituída especificamente para este fim.
Poderão inscrever-se para a seleção do curso de Mestrado os portadores do diploma de curso superior em Zootecnia ou áreas afins, reconhecido pelo MEC (caso adquirido noBrasil). Para inscrição na seleção do curso de Doutorado, os candidatos precisam ser portadores do diploma de curso superior em Zootecnia ou áreas afins, reconhecido pelo MEC, e portador dediploma de mestrado oriundo de programa reconhecido pela CAPES (caso de adquirido no Brasil). 
No caso de candidatos graduados ou com mestrado concluído em outros países, será exigida cópia legível do diploma de graduação e/ou mestrado autenticada pela repartição consular brasileira no país de origem, ou o selo ou carimbo (apostilamento) dado pela autoridade competente do país de onde o documento é originário, conforme legislação vigente.
Poderão inscrever-se para o processo seletivo candidatos que, apesar de não apresentarem a titulação exigida, estejam aptos a obtê-la antes da primeira matrícula no programa.

Para a conclusão do mestrado, o discente deverá integralizar, no mínimo, 26 (vinte e seis) créditos,assim distribuídos:
I - 14 (quatorze) créditos em disciplinas obrigatórias;
II - 12 (doze) créditos em disciplinas optativas.

Para a conclusão do doutorado, o discente deverá integralizar, no mínimo, 44 (quarentaequatro) créditos, assim distribuídos:
I - 16 (dezesseis) créditos em disciplinas obrigatórias;
II - 28 (vinte e oito) créditos em disciplinas optativas.

O Programa de Pós-graduação em Zootecnia tem a disponibilidade de Bolsas do Programa Demanda Social Capes, distribuídas entre os discente de acordo com a Portaria Capes nº 76, de 14 de Abril de 2010 e as Normas Bolsista do PPGZ.
Há bolsas de outros Órgãos de fomento, obtida através de Edital especifico, exemplo: Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul)

Após a matrícula o(a) discente terá no mínimo de 18 (dezoito) e no máximo de 24 (vinte e quatro) meses para a conclusão do curso de mestrado, e no mínimo de 24 (vinte e quatro) e no máximo de 42 (quarenta e dois) meses para a conclusão do curso de doutorado.