Reitor da UFGD participa de encontro das universidades federais do Centro-Oeste, em Brasília

Nesta terça-feira (21/03), em Brasília-DF, o reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Jones Dari Goettert, participou de encontro das oito universidades federais da Região Centro-Oeste, organizado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para que possam desenvolver ações integradas e promover o desenvolvimento sustentável da região.

A reunião foi coordenada pela reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, e pelo reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Turine. Entre os assuntos debatidos, os gestores trataram sobre a Rede Centro-Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Pró-Centro-Oeste), criada em 2009, e o fortalecimento de programas de pós-graduação em rede.

AÇÕES INTEGRADAS

Para pensar em ações integradas para fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão na região, a reitora da Universidade Federal de Goiás, Angelita Pereira, e o reitor Jones Dari Goettert, apresentaram algumas reflexões, como a preservação do Cerrado e a necessidade de incluí-lo no Fundo Amazônico, a integração com os povos e as comunidades tradicionais e a criação de um Centro de Excelência de Biotecnologia do Cerrado, entre outros temas.

CAPES

No fim do encontro, a presidente da CAPES, Mercedes Bustamante, apresentou índices do Centro-Oeste, mostrando as assimetrias regionais e destacando que a região “precisa de um processo de indução um pouco mais acentuado”. “Estamos tentando lançar algumas ações novas. A gestão da CAPES entende que a parceria com os gestores das universidades é essencial. O processo de escolha da diretoria da CAPES das áreas finalísticas levou muito em consideração não só a capacidade das áreas de conhecimento específico, mas a experiência dentro da gestão das universidades. Consideramos que isso é fundamental para resolver problemas, elaborar novas soluções e entender a dinâmica de cada região”, detalhou Bustamante.

*Com informações da Assessoria de Comunicação Social da UnB.

Reunião

Dirigentes de universidades federais da Região Centro-Oeste, em foto oficial do evento. Fonte: ASCOM UnB.

Reunião

Reitor da UFGD, Jones Dari (primeiro à esquerda), participando de mesa durante a reunião. Fonte: ASCOM UnB.

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas