acessibilidade

Início do conteúdo da página

Reitor da UFGD participa do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Pantanal


ufgd

A Frente irá coletar dados e debater propostas de políticas públicas que possam garantir o desenvolvimento sustentável do bioma

 


O reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Jones Dari Goettert, participou, hoje (02/08), do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Pantanal, na Câmara dos Deputados, em Brasília.


A Frente foi criada para coletar dados e debater propostas de políticas públicas que possam garantir o desenvolvimento sustentável do bioma, atualmente ameaçado por diversos fatores. O foco será a produção de legislações específicas para proteção do bioma, sobretudo contra ações que causam desmatamentos, queimadas, erosões e secas, fenômenos que mudam o ciclo da vida e ameaçam a biodiversidade.

 

Durante o lançamento, ficou definido que a Frente será presidida pela deputada Camila Jara (PT/MS), a vice-presidência será do deputado Dagoberto Nogueira (PSDB/MS) e o coordenador de articulação política será o deputado Vander Loubet (PT/MS).

 

A UFGD realiza diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão na região do Pantanal, envolvendo várias faculdades e atuando em diferentes cidades. Apesar do campus da universidade ser em Dourados, a instituição tem estrutura de hospedagem para estudantes e servidores na Base de Estudos Baía Negra, localizada no município de Ladário, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Baía Negra. A partir da base de estudos são promovidas diversas ações com a comunidade ribeirinha.

 

Além do reitor da UFGD, o evento teve a participação de representantes da ONG SOS Pantanal e WWF Brasil, Instituto Gaia de Pesquisa e Educação Ambiental do Pantanal, Instituto Homem Pantaneiro, projeto Documenta Pantanal, da Defensoria Pública da União (DPU), da Universidade de Brasília (UNB), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), entre outros.

 

A abertura contou com um show do trio formado pelos músicos Guilherme Rondon, Celito e Gilson Espíndola, grandes nomes da música sul-mato-grossense e com profundas relações com o Pantanal. 

 

PANTANAL

Maior planície inundável do mundo, o bioma Pantanal é considerado patrimônio natural da humanidade. Ao longo dos seus mais de 250 mil quilômetros quadrados de extensão, abriga cerca de 212 espécies de mamíferos, 269 de peixes, 98 de répteis, 650 de aves e 1800 de plantas. É uma verdadeira reserva da biosfera.

 

Além disso, oito rios formam a bacia hidrográfica do Alto Paraguai e são fundamentais para a locomoção, atividade econômica e sobrevivência das comunidades indígenas e ribeirinhas da região.

 

*Com informações e fotos da Assessoria de Imprensa da deputada Camila Jara

 

ufgd

Durante o lançamento, ficou definido que a Frente será presidida pela deputada Camila Jara (PT/MS), a vice-presidência será do deputado Dagoberto Nogueira (PSDB/MS) e o coordenador de articulação política será o deputado Vander Loubet (PT/MS)

 


ufgd

Durante o lançamento, ficou definido que a Frente será presidida pela deputada Camila Jara (PT/MS), a vice-presidência será do deputado Dagoberto Nogueira (PSDB/MS) e o coordenador de articulação política será o deputado Vander Loubet (PT/MS)

 



 

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas
Nome responsável:
Karine Segatto
Email:
comunicacao@ufgd.edu.br
Telefone:
34102720