acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 29/09/2023


 

 

 
 
Programas são conjuntos articulados de projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos, prestação de serviços), preferencialmente integrando as ações de extensão, pesquisa e ensino. Têm caráter orgânico-institucional, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executados a médio e longo prazo.
 

Educação e direitos humanos
Educação e Direitos Humanos 

O programa visa abrigar projetos de extensão direcionados a desenvolver atividades voltadas a área de educação e também ao tema direitos humanos, encaminhando ações e debates junto a segmentos institucionais, comunidade escolar, formação de professores/as, grupos rurais e urbanos, movimentos sociais, comunidades indígenas e quilombolas, agentes públicos de diferentes setores, juventudes, associações de mulheres, dentre outros.

A intenção é compor redes de extensionistas-pesquisadores/as com o intuito de estimular a ampliação das ações de extensão, formando equipes multidisciplinares, em diálogo com a sociedade, na busca de soluções para dilemas que se fazem presentes na área de educação em todos os níveis, bem como encaminhando ações direcionadas a assegurar o debate e o acesso aos direitos humanos.

A formação de equipes com docentes e discentes de diferentes áreas do conhecimento da UFGD, cria possibilidades para participação de estudantes, fortalecendo o alcance da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, bem como viabiliza meios para o estímulo do protagonismo de estudantes e de sua formação cidadã.

Enfim, a finalidade do programa é de fomentar o desenvolvimento de ações voltadas a assegurar projetos de extensão direcionados a debater ações na área de educação e de direitos humanos, no sentido de promover debates sobre o tema, bem como atuar sobre a realidade social. 

Área Temática Principal: Direitos Humanos e Justiça
Área Temática Secundária: Educação
Linha de Extensão: Temas específicos / Desenvolvimento humano

Contato: coex@ufgd.edu.br
tec
Tecnologia, informação e produção

O programa visa abrigar projeto de extensão direcionados a desenvolver ações junto a diferentes segmentos sociais, com atividades extensionistas diversas, dentre elas: sistemas de informação, sistemas de comunicação, tecnologias, produção animal, produção vegetal, processamento e transformação de alimentos, fontes de energia, automação industrial, processos construtivos, dentre outras.

A finalidade do programa é incentivar projetos, assegurando condições para o desenvolvimento de ações constituídas por equipes multidisciplinares, em diálogo com a sociedade, na busca de soluções para dilemas, promovendo a participação de estudantes, criando bases para fortalecer a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, bem como criar meios para estímulo do protagonismo e da formação cidadã de estudantes.

O programa fomentará, por meio de editais específicos lançados pela PROEC, e de ações conjuntas, o desenvolvimento de projetos voltados a assegurar a extensão universitária, direcionada a atuar sobre a realidade social com o objetivo de intercambiar conhecimentos com grupos e segmentos sociais, potencializando o processo de comunicação, de tecnologias e de produção, para que possam reverberar na melhoria das condições de vida das pessoas. 


Área Temática Principal: Engenharias » Engenharia de Produção
Área Temática Secundária: Tecnologia e Produção
Linha de Extensão: Comunicação

Contato: coex@ufgd.edu.

Cultura e Arte por Toda Parte
Programa Cultura e Arte por Toda Parte

O programa Cultura e Arte por Toda Parte é uma iniciativa de difusão cultural que busca oferecer para a comunidade externa à UFGD projetos e eventos de extensão universitária, de cunho artístico-cultural, que possam promover a inclusão de diferentes grupos sociais, valorizando a sua cultura e promovendo as mais diversas ações e manifestações culturais com o intuito de proporcionar uma crescente interação entre escola-universidade-comunidade. Além da educação básica a iniciativa pretende realizar ações de formação profissional com o propósito de fomentar a economia criativa e a produção de bens e serviços relevantes ao contexto socioeconômico e cultural da região. O programa define como difusão cultural todo e qualquer processo realizado para fazer conhecer, valorizar, transmitir e tornar acessíveis, tanto para o público especializado como para o público em geral, as produções de artes cênicas, música, audiovisual, artes visuais, artesanato e suas áreas técnicas e temáticas e os conhecimentos produzidos nessas áreas. Tais ações, estarão focadas no desenvolvimento sócio-cultural e educacional dos participantes, destacando o papel da escola como um elemento de difusão da cultura e possibilitando que se invista na formação inicial e continuada dos profissionais que atuam com estas populações. Os projetos e eventos ligados ao programa deverão atender aos objetivos de promover a circulação de cultura nas escolas e contribuir para a formação de público para as artes. Através da Incubadora Cultural - EKOÁ o programa também pretende fortalecer o mercado e a atividade empreendedora de grupos, artistas, estudantes e produtores culturais na região da Grande Dourados.

Área Temática Principal: Cultura
Área Temática Secundária: Educação
Linha de Extensão: Artes integradas

Contato: Cultura@ufgd.edu.br
 

Programa Universidade Aberta à pessoa idosa
Programa Universidade Aberta à pessoa idosa

O programa visa abarcar todas as ações de extensão e cultura da UFGD que tenham como público alvo a pessoa idosa. Estão previstas para acontecer dentro do Programa da Universidade Aberta à Pessoa Idosa na Universidade as seguintes ações: - Inscrição gratuita dos idosos em disciplinas da graduação e da pós-graduação com intuito de aprofundar seus conhecimentos e possibilitar a troca de saberes com os acadêmicos e docentes da UFGD; - Participação em oficinas culturais de dança, música, artes cênicas, artes visuais e literatura; - Participação em projetos de inclusão digital; - Participação em projetos de lazer e de esportes; - Disponiblização de espetáculos culturais em associações de idosos e disponiblização de transporte para trazer o público idoso até os espetáculos na Universidade; - Realização de palestras com temas específicos para a pessoa idosa. O programa também busca atender disposições legais referentes aos direitos dos idosos, previstas no Estatuto do Idoso, Constituição Federal e Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Socias e Culturais da ONU.

Área Temática Principal: Direitos Humanos e Justiça
Área Temática Secundária: Educação
Linha de Extensão: Terceira Idade

Contato: PROEX@ufgd.edu.br
 
UFGD + Saúde
Programa UFGD + Saúde

Descrição: 
O Programa UFGD + Saúde tem como objetivo agregar vários projetos, realizados pelos extensionistas da UFGD, com diversos enfoques voltados a melhoria e qualidade da saúde da população visando a promoção da saúde, prevenção e controle de enfermidades de impacto à saúde. Além disso, todas as ações desse programa estão alinhadas com o ODS 3 - Boa Saúde e Bem-Estar, da Agenda 2030 da ONU. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas de doenças. Assim espera-se que o direito a saúde de todo cidadão seja respeitado, o qual será menos oneroso aos órgão públicos se medidas preventivas forem trabalhadas e empregadas para e pela população, do que os gastos com tratamentos. Estimular e promover ações que ultrapassem os muros da Universidade, inferindo no projeto de vida da população, priorizando a saúde, o bem estar físico, mental e social dentro do espaço onde a comunidade está inserido é objeto deste Programa.

Área Temática Principal: Saúde
Área Temática Secundária: Educação
Linha de Extensão: Saúde Humana

Contato: PROEX@ufgd.edu.br

Parceiros: Secretária de Saúde Indígena - SESAI; Rotary Dourados; Hospital Universitário da UFGD - HU; Secretaria Municipal de Saúde - SEMS; Hospital da Vida - HV; Unidades Acadêmicas da UFGD.
 

Programa UFGD + Cultura
Programa UFGD + Cultura

O Programa UFGD+Cultura, é uma proposta já consolidada na nossa Universidade, nesta edição o foco do programa estará no apoio, fomento e realização de eventos artístico-culturais, buscando a retomada do calendário cultural da UFGD pós pandemia e intervenção. A este programa se ligam diferentes projetos, alguns já estabelecidos e outros projetos que estão sendo criados, entre os quais se destacam: Arraiá UFGD; FIT – Feistival Internacional de Teatro; MAD – Mostra audiovisual de Dourados; FESDOM – Festival douradense de Música; Orquestra UFGD; UNIVERSA – Festival Universitário de Dourados; Mostra Chão Batido; Projeto Celebração; Festival de Graffiti; Aniversário da UFGD. Além destes eventos, realizados pela Coordenadoria de Cultura, o Programa UFGD+Cultura visa ainda lançar editais e chamamentos públicos internos e externos à instituição para o apoio e fomento na execução de atividades artístico-culturais propostas pela comunidade.

Área Temática Principal: Cultura
Área Temática Secundária: Educação
Linha de Extensão: Artes Integradas

Contato: Cultura@ufgd.edu.br

Parceiros:
Fundação de apoio ao ensino, pesquisa e extensão - FUNAEPE.
 

Programa Sociedade, Meio Ambiente e Sustentabilidade
Programa Sociedade, Meio Ambiente e Sustentabilidade

Descrição


Fim do conteúdo da página

  INFORMES

Nenhum informe no momento!

    AGENDA DE EVENTOS

Nenhum evento no momento!