acessibilidade

Início do conteúdo da página

UFGD mantém uso da máscara de proteção individual


Com relação ao decreto municipal 1.119 de 14 de março de 2022, em que a prefeitura de Dourados torna facultativo o uso de máscaras de proteção facial, a Universidade Federal da Grande Dourados informa que, até que um estudo interno seja realizado e publicado pelos meios oficiais da UFGD, manteremos vigentes as atuais normativas da instituição.

Destaca-se que o Ministério da Saúde publicou em janeiro de 2022 a 4ª edição do "Guia de Vigilância Epidemiológica - emergência de saúde pública de importância nacional pela doença coronavírus 2019", documento no qual, entre as recomendações de prevenção e controle para a covid-19 constam: distanciamento físico, higienização das mãos, etiqueta respiratória, uso de máscaras e vacinação. Até o momento, o Ministério da Saúde não publicou nenhum documento descartando o uso de máscaras.

Também é importante informar que não houve publicação de portaria ou outro documento do Ministério da Economia, responsável pelas políticas de Recursos Humanos em órgãos do governo federal, flexibilizando o uso de máscaras e demais ações em ambientes de trabalho dos servidores do governo federal. Ainda permanece em vigor a Portaria Conjunta nº 20 de 18 de junho de 2020, em que os Ministérios da Economia e da Saúde estabelecem as medidas a serem observadas visando à prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da COVID-19 nos ambientes de trabalho.

Guia de Vigilância Epidemiológica: 
https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/publicacoes-tecnicas/guias-e-planos/guia-de-vigilancia-epidemiologica-covid-19/view

Portaria Conjunta nº 20 MInistério da Economia e da Saúde:  https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-conjunta-n-20-de-18-de-junho-de-2020-262408085

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
ACS
Nome responsável:
Stella Zanchett
Email:
comunicacao@ufgd.edu.br
Telefone:
00000