acessibilidade

Início do conteúdo da página

Cerimônia de Colação de Grau da EaD/UFGD Polo de Costa Rica


Discurso da Paraninfa

Profª Drª Elizabeth Matos Rocha

 

 

Formandos 2018.2

Formandos do Curso de Bacharelado em Administração Pública - EAD/UFGD -UAB - Polo de Costa Rica

 

 

Imposição do capelo

Imposição do capelo

 

 

Descerramento da placa Formandos 2018.2

Descerramento da placa Formandos 2018.2

 

 

Placa Formandos 2018.2

Formandos do curso de bacharelado em Administração Pública - Polo de Costa Rica - EaD/UFGD-UAB

 

 

Brinde

Brinde

 



Cerimônia de Colação de Grau da EaD/UFGD Polo de Costa Rica: novos formandos em Administração Pública são graduados
              
Durante a Solenidade de Colação de Grau dos formandos 2018.2 do curso a distância de bacharelado em Administração Pública da EaD/UFGD – Polo de Costa Rica/MS, transcorrida na última quinta-feira (25/04), a Paraninfa da Turma, Profª Elizabeth Matos Rocha, emocionou a todos ao saudar seus afilhados com um afetuoso discurso em que destacou a relevância e a responsabilidade dos futuros gestores.
A mesa de honra da solenidade foi presidida pela Diretora da Faculdade de Educação a Distância da EaD/UFGD, Profª Drª Elizabeth Matos Rocha, e composta pelas seguintes autoridades: Sr. Waldeli dos Santos Rosa, Excelentíssimo Prefeito Municipal de Costa Rica; Profª Me. Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, Digníssima Secretária de Educação de Costa Rica; Profª Me. Airta Platero de Souza Cabreira, Coordenadora de Polo UAB; Rosângela Marçal Paes, vereadora de Costa Rica; Profª Drª Grazielly Vilhalva Silva do Nascimento, Coordenadora UAB-EaD/UFGD e; Prof. Dr. Alex Torres Domingues, Coordenador de Tutoria do curso de Administração Pública-EaD/UFGD.
Ao final da Cerimônia, no salão de eventos da Câmara Municipal de Costa Rica, foi servido um delicioso jantar de confraternização, que contou com a presença de autoridades locais, familiares e amigos dos formados.
Saudamos mais uma vez os, agora, bacharéis em Administração Pública, pelo entusiasmo e pela determinação na busca pelo conhecimento e desejamos sucesso em suas trajetórias profissionais.
Dourados/MS, 30 de abril de 2019

Direção da EaD/UFGD
 
Destacamos alguns fragmentos do discurso da Paraninfa da Turma, Profª Drª Elizabeth Matos Rocha:
“[...]
Desse modo, como administradores da Coisa Pública, em potencial, que serão, ao fim desta solenidade, meu conselho é para que sejam incansáveis no adequado planejamento, organização, direção e controle da Coisa Pública, tangível, enquanto Bem Público, tendo a honestidade e a eficiência como princípios balizadores das suas condutas laborais e de vida.
Para isso é preciso considerar na agenda profissional que a graduação serve como via de validação e legitimação à administração pública. Contudo, a aquisição de conhecimentos mais consistentes deverá ser incorporada à formação permanente. Desse modo, é fundamental dar continuidade aos estudos, em cursos de especialização, mestrado e doutorado em áreas afins à Administração. Só assim, com os estudos atualizados, conseguirão aprovação nas tão concorridas vagas nos concursos públicos ou mesmo chefiar grandes empresas.
Embora o momento, no Brasil, seja de volatilidade no mercado financeiro, de reformas severas na proposta da previdência dos servidores públicos, militares e trabalhadores da iniciativa privada e, ainda, de grandes dificuldades e desigualdades sociais, há que se assumir que os bons e qualificados profissionais, que possuem senso do coletivo, da honestidade e da proatividade, terão mais chances  de ótimas colocações profissionais.
Não obstante olhar para suas vidas profissionais, aconselho-os para que olhem, também, com zelo, afinco, solidariedade e amor, para seu próximo, seja esse próximo, sua família, seus vizinhos ou, simplesmente, outro ser humano que você não conhece tão bem. Cuidar do outro faz muito bem a nós, pois nos liberta da saturação do eu. Quando saio do centro das minhas preocupações, abro espaço para ver que muitas vezes a dor do outro é amplamente maior que a minha e que cabe a mim, a atitude de menos de mim e mais do outro. É mais uma chance de ser útil. É mais uma chance de ser feliz.
Ao final, aconselho, também, para que exercitem, por meio da fé, o diálogo diário com Deus, que realmente se interessa por tudo que somos, pensamos e sentimos e do qual somos imagem e semelhança, como dito em Gênesis 1:26. Ter Deus no dia a dia nos ajuda a superar com mais serenidade e confiança os desafios que se apresentam.
Contudo, em todas as suas ações diárias, sejam plenos de amor. Amar é o sentimento chave que nos traz paz, harmonia e felicidade, como dito em 1 Coríntios 13: 1- 13, mensagem que, também, agrego ao meu discurso:
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.’”

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
DIR-EaD
Nome responsável:
Edileuza Alves Martins
Email:
edileuzamartins@ufgd.edu.br
Telefone:
3410-2656