acessibilidade

Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

Nesta seção, são divulgadas as perguntas frequentes sobre as atividades desempenhadas pela UFGD ou sobre as ações no âmbito de sua competência.


Clique aqui para acessar as perguntas frequentes relacionadas às medidas de enfrentamento da COVID-19 no âmbito da UFGD.

1. Sobre a UFGD

1.1 O que é a UFGD?

A Fundação Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) é uma instituição federal de ensino superior vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e que tem sede e foro no Município de Dourados, Estado de Mato Grosso do Sul. A UFGD foi instituída pela Lei 11.153 de 29 de julho de 2005, por desmembramento da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, com a finalidade de ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária.

1.2 Qual é a Missão da UFGD?

A missão da UFGD é "gerar, construir, sistematizar, inovar e socializar conhecimentos, saberes e valores, por meio do ensino, pesquisa e extensão de excelência, formando profissionais e cidadãos capazes de transformar a sociedade no sentido de promover desenvolvimento sustentável com democracia e justiça social".

1.3 Qual é a Visão da UFGD?

A UFGD tem como visão de futuro "ser uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente pela excelência na produção do conhecimento e por sua filosofia humanista e democrática".

1.4 Quais são os objetivos da UFGD?
A UFGD busca alcançar os seguintes objetivos:
 
1) Educação pública, gratuita e de qualidade;
2) Informação, informatização e transparência;
3) Desenvolvimento social, inovação e inclusão;
4) Mobilidade e internacionalização acadêmica;
5) Sustentabilidade e eficiência dos gastos públicos.
 
1.5 Os cursos oferecidos pela UFGD são pagos?

Não. Todos os cursos de graduação oferecidos pela UFGD são gratuitos.

Confira aqui os cursos presenciais de graduação oferecidos pela UFGD.

1.6 Em quais municípios existe um campus da UFGD?

Atualmente a UFGD possui campus apenas no município de Dourados/MS.

1.7 A UFGD atende aos municípios em que não há um campus?

Sim, por meio dos Polos de Atendimento (apoio presencial) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferencendo cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância – EAD.

Para os cursos de graduação na modalidade EAD a UFGD não possui campus, mas sim Polos de Atendimento nos seguintes municípios:
 
Água Clara/MS
Bataguassu/MS
Bela Vista/MS
Camapuã/MS
Costa Rica/MS
Japorã/MS
Miranda/MS
Porto Murtinho/MS
Rio Brilhante/MS
São Gabriel do Oeste/MS

Mais informações sobre os cursos EAD oferecidos pela UFGD poderão ser obtidas na página da nossa Faculdade de Educação a Distância.

1.8 Onde fica a reitoria da Instituição?

A Reitoria da UFGD está situada na Rua João Rosa Góes, nº 1761, Vila Progresso, Dourados (MS), CEP 79825-070.

A Reitoria é o órgão executivo central que administra, coordena, fiscaliza e superintende todas as atividades universitárias. Exercida pelo Reitor (a), auxiliada pelo Vice-Reitor(a) e assessorada pela Chefia de Gabinete, Assessorias, Procuradoria Federal, Pró-Reitorias e Órgãos Suplementares e Administrativos. Na reitoria concentra-se toda responsabilidade de diretrizes institucionais, elaboração das políticas de educação superior e atividades gerais de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a UFGD.

 

2. Ensino

2.1 Que tipos de cursos a UFGD oferece?

A UFGD oferece cursos de graduação e de pós-graduação. A maioria dos cursos de graduação é oferecida na modalidade presencial. São ao todo 42 cursos de graduação divididos nas áreas: Exatas, Engenharias, Humanas, Biológicas, Agrárias, Saúde, Comunicação e Artes, Educação, Intercultural Indígena e Educação a Distância. Desses, 37 são oferecidos na modalidade presencial e 5 na modalidade de educação a distância.

Acesse aqui os cursos de graduação oferecidos pela UFGD

Acesse aqui os cursos de graduação oferecidos pela UFGD na modalidade de educação a distância

Acesse aqui os cursos de pós-graduação oferecidos pela UFGD

2.2 Como é feita a seleção de novos estudantes?

A seleção de novos estudantes é feita por meio dos Processos Seletivos de Vestibular, SISU, Transferência Voluntária e Portador de Diploma.

As publicações relacionadas à seleção de novos estudantes podem ser acessadas pela página do Centro de Seleção da UFGD.

2.3 Quando são abertas inscrições em cursos da UFGD?
Os processos seletivos para ingresso de novos estudantes na UFGD são regidos por edital próprio, que define as regras para participação e o cronograma da seleção. Esses editais ficam disponíveis para consulta na página do Centro de Seleção da UFGD.

Não há como afirmar com exatidão as datas de lançamento de novos editais, mas, a título de mera previsão, temos o seguinte:

Vestibular: previsto para o mês de agosto;
SISU: previsto para o mês de janeiro (dependerá do calendário acadêmico aprovado plea UFGD);
Transferência Voluntária: previsto para o mês de novembro (dependerá do calendário acadêmico aprovado pela UFGD);
Portador de Diploma: previsto para o mês de fevereiro (dependerá do calendário acadêmico aprovado pela UFGD).

Importa ressaltar que não há como afirmar com exatidão as datas de lançamento de novos editais, pois existem diversos fatores que podem interferir nesta previsão de datas como, por exemplo, a suspensão do calendário acadêmico e outros fatores decorrentes das medidas de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

2.4 A UFGD realiza ações afirmativas para ingresso de estudantes de escolas públicas?

Sim, a Lei nº 12.711/12 orienta que 50% das vagas sejam reservadas para candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. Desses 50%, metade das vagas é destinada a candidatos oriundos de famílias com renda per capita igual ou inferior a um 1,5 salário-mínimo e a outra metade para quem tem renda acima de 1,5 salário-mínimo per capita.

Além disso, há a reserva de uma vaga para indígena em cada curso.

2.5 A UFGD oferta cursos a distância?

Sim, por meio da Faculdade de Educação a Distância – EaD, a UFGD tem dois cursos institucionais (Letras Libras, com habilitação em Tradutor/Intérprete em Libras – Bacharelado e Letras-Língua Portuguesa/Língua Brasileira de Sinais - Libras – Licenciatura), sendo ambos o polo de apoio em Dourados.

Além desses cursos, a UFGD vem ofertando cursos de graduação em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Estes são cursos transitórios e ofertados em polos de diversas cidades de Mato Grosso do Sul. Atualmente estão sendo ofertados os cursos de Bacharelado em Administração Pública, Licenciatura em Computação e Licenciatura em Pedagogia. (EAD)

Mais informações sobre os cursos EAD oferecidos pela UFGD poderão ser obtidas na página da nossa Faculdade de Educação a Distância.

3. Pesquisa

3.1 Como posso registrar um projeto de pesquisa na UFGD?

Se você é servidor efetivo da UFGD (docente ou técnico), docente permanente de um Programa de Pós-graduação stricto sensu da UFGD, bolsista PNPD ou de outro programa de Pós-Doutorado, pesquisador DCR ou professor visitante, você pode propor um projeto como coordenador. O primeiro passo para isso é ler o edital publicado anualmente pela Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPP) com orientações para o cadastro e tramitação de projetos de pesquisa (disponível aqui: https://www.ufgd.edu.br/editais/divisao-pesquisa).

Se você não se enquadra em uma das classificações acima, você pode ser membro de um projeto de pesquisa. Nesse caso, procure a Comissão de Pesquisa de sua Faculdade para conhecer os projetos em andamento, converse com um pesquisador de sua área de interesse ou solicite essas informações por e-mail à Seção de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa: propp.sepq@ufgd.edu.br.

3.2 Sou estudante da UFGD, como faço para participar de projetos de pesquisa?

Converse com um professor que desenvolva atividades de pesquisa em uma área que te interesse, procure a Comissão de Pesquisa de sua Faculdade para conhecer os projetos em andamento ou solicite essas informações por e-mail à Seção de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa: propp.sepq@ufgd.edu.br.

3.3 Posso receber auxílio financeiro para desenvolver a pesquisa?

Se você é servidor efetivo da UFGD e coordena um projeto de pesquisa cadastrado na Coordenadoria de Pesquisa, sim, você pode. O auxílio financeiro é concedido sempre por meio de editais publicados pela PROPP e os critérios e documentos necessários podem ser alterados a cada edital.

Para mais informações acesse: https://www.ufgd.edu.br/editais/divisao-pesquisa.

4. Extensão

4.1 Como é a extensão na UFGD?
As ações de extensão (programas, projetos, eventos, cursos, prestação de serviços, produção e publicação e produto) se desenvolvem por meio de professores, técnicos e alunos das unidades acadêmicas e administrativas da UFGD, em processos educativos, culturais e científicos, articulados com o ensino e a pesquisa. É por meio da ação extensionista que a Universidade interage com a sociedade, em um exercício de contribuição mútua, construção de saberes e qualificação de sujeitos sociais.
 
4.2 Como faço para participar de ações de extensão?
As ações de extensão podem ser coordenadas e executadas por docentes, discentes e técnico- administrativos, ligados às unidades acadêmicas e administrativas da UFGD. As ações de extensão devem ser cadastradas no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj) e aprovadas primeiramente nas unidades dos proponentes e depois nas instâncias superiores (Câmara de Extensão e Cultura – CEC e Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura – CEPEC).

Clique aqui para acessar o passo a passo para submissão de projeto de extensão.

Além disso, para fazer parte da equipe de alguma ação deve-se entrar em contato com o coordenador desta.
 
4.3 Posso receber bolsa-auxílio de extensão?
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) publica anualmente editais de seleção de ações e bolsistas, bem como apenas de bolsistas.
 

5. Assistência Estudantil

 5.1 Quais as modalidades de assistência estudantil na UFGD?

As políticas de assistência estudantis da UFGD são geridas pela nossa Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis e visam assistência a alunos vulneráveis. Não são assistência social, mas programas que visam contribuir com a permanência dos estudantes devidamente matriculados nos cursos de graduação desta Universidade. Confira abaixo algumas modalidades de assistência estudantil na UFGD:

Modalidades organizadas/geridas pela COAE/PROAE

c) Auxílio Transporte;
f) Auxílio Creche;
g) Brinquedista;

Modalidades organizadas/geridas pela COFIC/PROAE

e) Bolsa Arbitragem;
f) Bolsa Monitoria Lazer e Esporte;
g) Bolsa Salva-Vidas;
h) Bolsa Atleta.
 
5.2 Como faço para participar das seleções para assistência estudantil?

Para participar das seleções para assistência estudantil é necessário que o estudante esteja com avaliação socioeconômica vigente e, além disso, cumprir os demais requisitos específicos de cada bolsa/auxílio descritos em regulamento e lançados em editais próprios.

Mais informações sobre bolsas poderão ser obtidas clicando aqui e, em seguida, escolhendo a opção desejada no menu lateral esquerdo “meus links”.

5.3 O que é avaliação socioeconômica?

A avaliação socioeconômica é um pré-requisito para participação nos Programas de Assistência Estudantil da PROAE/UFGD. O objetivo da Avaliação Socioeconômica é identificar os estudantes de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Assistência Estudantil – PNAES e da Política de Assistência Estudantil da UFGD, detectando os indicadores de vulnerabilidade socioeconômica, promovendo uma política de incentivo a permanência e conclusão da graduação aos estudantes de perfil socioeconômico mais vulnerável. Para participar da Avaliação Socioeconômica, o estudante deverá comprovar a renda per capita do grupo familiar.

Confira aqui as respostas a outras dúvidas frequentes sobre assistência estudantil no âmbito da UFGD.


Fim do conteúdo da página