acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 05/07/2022

Nesta seção, serão divulgadas todas as informações institucionais que abrange ao plano de gestão de riscos da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
 

O gerenciamento de riscos é um elemento essencial para a boa governança, pois contribui para reduzir as incertezas que envolvem a definição da estratégia e dos objetivos das organizações públicas e, por conseguinte, o alcance de resultados em benefício da sociedade (BRASIL, 2018).

Nesse sentido, contar com um bom e estruturado processo de gerenciamento de riscos é fundamental para a consolidação de uma gestão pautada em boas práticas de governança. Cabe mencionar ainda que o gerenciamento de riscos para uma empresa do setor privado ou uma empresa do setor público segue a mesma estrutura, o que muda são alguns requisitos legais e a natureza do negócio, do resto, são semelhantes.

Muitas são as conceituações do risco, muitas conceituam o risco como sendo a incerteza de alcançar os resultados planejados. Outros definem com sendo eventos que impactam positivamente ou negativamente a corporação.

Pardini define risco como sendo a “Probabilidade de ocorrência de eventos associados a perda ou um efeito adverso que impacta negativamente a capacidade da Organização em alcançar os objetivos estabelecidos, sejam eles operacionais ou estratégicos.” (PARDINI, 2019)

A gestão de riscos, como definida no Decreto n.º 9.203/2017, é um processo de natureza permanente, estabelecido, direcionado e monitorado pela alta administração, que contempla atividades de identificar, avaliar e gerenciar potenciais eventos que possam afetar a organização, destinado a fornecer segurança razoável quanto à realização de seus objetivos (Art. 2º, IV).

Este plano tem por objetivo apresentar a metodologia de gerenciamento de riscos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), de forma detalhada e clara quanto aos Processos de Gestão de Riscos, previstos junto à Política de Gestão de Riscos da UFGD, instituída pela Resolução COUNI n.º 112, de 28 de junho de 2018.

Neste plano estão descritas a aplicabilidade do plano de gerenciamento dos riscos, as responsabilidades, o processo de gestão de riscos, os benefícios decorrentes da sua implantação.


Consultar processo na integra que trata do Plano de Gestão de Riscos da UFGD - Clique aqui


 


Fim do conteúdo da página

  INFORMES

Nenhum informe no momento!

    AGENDA DE EVENTOS

Nenhum evento no momento!