acessibilidade

Início do conteúdo da página

A Faculdade


FACULDADE DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS - FADIR

A Faculdade de Direito e Relações Internacionais, que mantém os cursos de Direito, Relações Internacionais e o Programa de Pós-Graduação Mestrado em Fronteiras e Direitos Humanos, reflete a expectativa da comunidade regional que, em pesquisa institucional realizada em 1999, por uma equipe de professores, técnicos administrativos e alunos do antigo Centro Universitário de Dourados, presidida pelo Professor Mário Geraldini, indicou como expectativa da comunidade o curso de Direito juntamente com os de Medicina, Psicologia, Odontologia, Administração de Empresas e Rural, Medicina Veterinária, Educação Física, Jornalismo, Arquitetura e Farmácia/Bioquímica.

Em 2006, com a implantação da UFGD, uma nova estrutura administrativa passa a vigorar. Os departamentos dão lugar às Faculdades, responsáveis estas pelo ensino, pesquisa e extensão nas diferentes áreas do conhecimento. A então Faculdade de Direito (FADIR), composta inicialmente pelo curso de Direito, volta-se para a elaboração e a implantação de ações importantes junto ao tripé formado pelo ensino, extensão e pesquisa. Dentre as várias ações destacaram-se a implantação de especializações nas temáticas de Direitos Humanos e Segurança Pública. Com a adesão da UFGD ao programa REUNI, a Faculdade de Direito criou o curso de Relações Internacionais em 2009 e estabeleceu a meta de implantação de um Mestrado em Direito para 2010. Em julho de 2012, após uma longa espera e muita expectativa houve a mudança para o novo prédio da FADIR, momento em que acadêmicos puderam passar a desfrutar de amplas e modernas instalações com salas de aulas climatizadas, novos auditórios, laboratórios, espaços adequados para a administração da Faculdade e gabinetes para os docentes. Aguardamos a conclusão da obra da Biblioteca Setorial da FADIR, que oferecerá um novo espaço de estudos ainda mais adequado para a comunidade.
Em 2015, com a perspectiva de uma maior consolidação da FADIR/UFGD e atendimento da demanda da comunidade, foi aprovada pela CAPES a implantação do Programa de Pós-Graduação strictu sensu em nível de Mestrado Fronteiras e Direitos Humanos, que congregou as áreas de pesquisa já presentes nas graduações de Direito e Relações Internacionais e aprofundou as discuções dos problemas e vivências existentes na região em que a UFGD está inserida. 

A FADIR busca contribuir ativamente para a formação de discentes e docentes envolvidos e comprometidos com a solidificação da Universidade Federal da Grande Dourados.
 

CURSOS DE GRADUAÇÃO

Curso
Direito
Relações Internacionais

PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Programa
Mestrado em Fronteiras e Direitos Humanos

 


CONTATO

Rua Quintino Bocaiúva, nº 2.100, esquina c/ Manoel Santiago - Jardim da Figueira. CEP 79.824-140 - Dourados-MS
(67) 3410-2460
fadir@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página