CPA significa Comissão Própria de Avaliação. Ela é composta por representantes dos professores, dos alunos e dos servidores técnico-administrativos. A função da CPA é coordenar a Autoavaliação Institucional da UFGD, desde a definição do método, aplicação de questionários com a comunidade acadêmica até a redação do relatório final. O objetivo deste relatório é subsidiar o planejamento administrativo e pedagógico da Universidade e auxiliar o INEP/MEC durante o processo de reconhecimento dos cursos e recredenciamento da instituição.
O QUE É AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?
A Autoavaliação Institucional, juntamente com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e a Avaliação Externa, compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do MEC. Este processo avaliativo tem, como princípios fundamentais:
a responsabilidade social com a qualidade da educação superior;
o reconhecimento da diversidade do sistema;
o respeito à identidade, à missão e à história das instituições;
a globalidade, isto é, compreensão de que a instituição deve ser avaliada a partir de um conjunto significativo de indicadores de qualidade, vistos em sua relação orgânica e não de forma isolada;
QUAIS DOCUMENTOS OFICIAIS DA UFGD TRATAM DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?
As regras de atuação da Comissão encontra-se no Regimento da CPA aprovado em 07 de junho de 2018 pelo Conselho Universitário (COUNI).
Outro importante documento que trata da Avaliação Institucional na UFGD é o Plano de Desenvolvimento Institucional que tem o capítulo 13 (páginas 214 à 217) dedicado ao tema.
Ainda no PDI temos uma meta dedicada a Autoavaliação Institucional (página 111):
E por fim, o Plano de Gestão da atual Reitoria reafirmou compromissos de valoração e aperfeiçoamento da Avaliação Institucional através das seguintes ações: