acessibilidade

Início do conteúdo da página

O Plano Diretor



O que é?
Consiste num instrumento normativo que define diretrizes para o planejamento e gestão territorial do campos universitário (Unidade 2 da UFGD),  garantindo que sua estruturação enquanto espaço destinado à construção do conhecimento proporcione qualidade de vida e bem estar aos seus frequentadores, obedecendo aos preceitos da sustentabilidade, inclusão e integração com o entorno.

Objetivo 
Orienta o processo de ocupação e estimativa de demandas futuras de expansão, estimulando a excelência de provisões de serviços e infraestrutura.

Princípios norteadores
O Plano Diretor da Unidade 2 será concebido mediante a adoção de três princípios norteadores, a saber:
Sustentabilidade: projetar e consolidar a  Unidade 2 como ambiente da concepção sustentável e como espaço de prática, de vivência e de difusão desse conceito;
Inclusão: reconhecer o ambiente universitário como espaço da diversidade social, multiculturalidade, das necessidades específicas, da acessibilidade e da pluralidade de pensamento;
Integração com a cidade: conceber o campus universitário como parte da cidade, como parte do tecido urbano que precisa ser reconhecido, se estruturar e se consolidar como um núcleo urbano que dispõe de uma função social.

Metodologia
A proposta metodológica adotada para a elaboração desse instrumento é pautada num processo participativo, com o envolvimento de todos os segmentos da comunidade acadêmica da UFGD e representantes da comunidade externa. Para tanto, serão disponibilizados canais que possibilitem facilidade na captação de sugestões e proposições da sociedade e comunidade acadêmica, garantindo, ainda, o amplo acompanhamento dos trabalhos conduzidos pelo Grupo Técnico.

Eixos temáticos
O Plano Diretor será estruturado a partir dos seguintes eixos temáticos:

1.Ambiente e sustentabilidade
2.Infraestrutura e ocupação física
3.Mobilidade e acessibilidade
4.Multi/interculturalidade
5.Cultura, esporte e lazer 


 


Fim do conteúdo da página