A Unidade de Suporte à Urgência (USU) integrou-se à Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis – PROAE dando origem à Divisão de Saúde Comunitária e Estudantil (DISCE). A USU foi criada em agosto de 2014 a partir da necessidade de ter na Cidade Universitária uma equipe capacitada para prestar socorro imediato à comunidade acadêmica em casos de eventos adversos à saúde, na prestação do atendimento clínico às urgências. No entanto, no decorrer das atividades percebeu-se a necessidade de implementar ações de prevenção a doenças e promoção da saúde, sendo incorporado ao serviço ações de saúde comunitária. Desta maneira viu-se que haviam semelhanças entre os serviços oferecidos pela PROAE e USU, surgindo então a ideia de fusão a fim de ampliar o atendimento e buscar melhorias no serviço.
Desta forma, estando vinculada à Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROAE), a Divisão de Saúde Comunitária e Estudantil (DISCE) tem como foco principal a realização de ações de atenção à saúde integral (física e mental) de toda a comunidade acadêmica, propiciando uma melhor qualidade de vida pelo viés da integração de diferentes saberes e práticas, sob o modelo da promoção da saúde.
Assim, a atuação da DISCE é pautada, principalmente, na educação em saúde, buscando realizar acolhimento e promovendo atividades que possibilitem a construção de saberes a fim de estimular a realização de práticas e rotinas que resultem em melhoria da qualidade de vida, bem como que colaborem para o desenvolvimento de uma cultura favorecedora de autonomia e bem-estar.
Além dos atendimentos prestados pelos profissionais de Enfermagem foi incorporado à DISCE o Serviço de Atendimento Psicossocial que tem por objetivo garantir aos estudantes de graduação e pós-graduação da UFGD, atendimento psicológico de orientação e escuta qualificada para resolução de situações que estejam impedindo ou dificultando a permanência do estudante na Universidade.
São exemplos de ações, serviços ofertados e programas desenvolvidos pela DISCE: ações de promoção à saúde, elaboração de materiais educativos em saúde, acolhimento informativo/ orientativo com escuta ativa, consultas de enfermagem, campanhas de imunização, cuidados com a integridade cutânea, assistência de enfermagem à urgência e atendimentos psicológicos pontuais/de curta duração.