acessibilidade

Início do conteúdo da página

NOTA PÚBLICA DAS FACULDADES


EXONERAÇÃO DA DIRETORIA DA FAED
 
 
No dia 11 de novembro de 2019, Prof.a Drª. Mirlene Ferreira Macedo Damázio, reitora pró-tempore da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), exonerou a Profª. Drª. Maria Alice de Miranda Aranda e o Prof. Dr. Gustavo Levandoski, respectivamente diretora e vice-diretor da Faculdade de Educação da UFGD. Foram apenas 19 dias de exercício administrativo.
 
A consulta prévia é o instrumento democrático de conferência da comunidade acadêmica, que expressa a vontade de seus membros. Na consulta, a professora Maria Alice e o professor Gustavo Levandoski sagraram-se vencedores do pleito, realizado no último 17 de setembro, e tiveram seus nomes incluídos na composição da lista tríplice chancelada pelo Conselho Diretor da Faculdade de Educação (CD-FAED).
A lista tríplice foi elaborada contendo os nomes da chapa vencedora e mais outros nomes para formalizar o processo. No entanto, por observar suposta irregularidade na composição da lista, o procurador Eduardo Gonçalves – o mesmo que questionou a eleição para reitor da UFGD – recomenda à reitora em questão que “recuse a lista tríplice formada pelo Conselho Diretor da FAED” e informa que a interferência do Ministério Público Federal (MPF) se torna necessária, ache o instituto democrático ou não. O procurador usa como espelho a eleição para a reitoria, mesmo sabendo que não há vinculação entre a consulta prévia e colégio eleitoral. Sabendo, ainda, que a lista tríplice para reitoria se encontra válida, a despeito de não conter as chapas derrotadas na consulta prévia. A propósito, a Profª. Drª. Jacqueline Nunes da Silva Pereira, candidata da chapa derrotada, foi quem presidiu a reunião do colégio eleitoral, responsável pela elaboração da lista tríplice a partir da consulta prévia, posteriormente aprovada pelo CD-FAED e encaminhada à reitoria da UFGD. É a primeira vez na história de nossa universidade que a reitoria interfere na escolha realizada pela comunidade acadêmica, desrespeitando o processo democrático, tão caro à nossa instituição e à própria sociedade.
 
Dito isso, as direções das Faculdades a seguir elencadas demonstram seu apoio à chapa democraticamente eleita na Faculdade de Educação e repudia a atitude da atual reitoria em atender “recomendação” que atenta contra a autonomia universitária.
 
Subscrevem:
 
FACE – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
FCBA - Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
FACET – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
FCH – Faculdade de Ciências Humanas
FACALE – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
FADIR – Faculdade de Direito e Relações Internacionais
FAEN – Faculdade de Engenharia
FAIND – Faculdade Intercultural Indígena
 
 

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
Direção
Nome responsável:
Diretoria da Faen
Email:
faen@ufgd.edu.br
Telefone:
2160