Julho
2021

Ações de extensão na UFGD: prazo para envio de propostas vai até próximo domingo

Atualizada: 12/07/2021
Comunidade acadêmica pode submeter propostas por meio de dois editais que se encontram em vigência. Atividades têm início em 2022

A extensão é um dos três pilares que estruturam a universidade juntamente com o ensino e a pesquisa e, de acordo com o texto da Constituição Federal, esses elementos devem ser indissociáveis, ou seja, devem estar sempre juntos nas ações universitárias. E é pela extensão que as instituições de ensino superior se relacionam com a sociedade, trocam conhecimentos e prestam diversos tipos de serviços à comunidade.

Diante disso, está aberto até o próximo domingo, dia 18 de julho, o prazo para que professores, técnicos administrativos e estudantes de graduação e de pós-graduação submetam propostas de ações de extensão com ônus a serem desenvolvidas pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

O edital Nº 12, lançado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) no dia 24 de maio deste ano, garante recursos no valor de aproximadamente R$ 450 mil para a concessão de bolsas, compra de materiais e prestação de serviços aos projetos selecionados, cujo início das atividades está previsto para 2022.

Serão financiadas ações de extensão nas modalidades: projetos, cursos/oficinas e eventos. Os interessados podem solicitar bolsa de extensão para discente no valor de R$ 400 mensais, com duração de 12 meses (janeiro a dezembro), e recursos para despesas de custeio, materiais e serviços no valor de R$ 3 mil por projeto e de R$ 2 mil para cada evento, curso ou oficina. A previsão orçamentária total é de R$ 302.800,00 (bolsas, materiais e serviços).

Também com prazo final de submissão no próximo domingo, o edital Nº 13, da PROEX, destinará R$ 140.400,00 para projetos de extensão a serem executados nas bases de estudo e nas incubadoras da UFGD e nas comunidades indígenas de Dourados e região, no ano de 2022.

Cada proposta de projeto poderá solicitar até R$ 3 mil para despesas de custeio e serviços e R$ 4,8 mil para o pagamento de uma bolsa de extensão de R$ 400 mensais – com duração de 12 meses.

AÇÕES SEM ÔNUS

No entanto, mesmo que a proposta seja aprovada sem ônus, ou seja, não receba apoio financeiro e os envolvidos sejam voluntários, várias são as vantagens em oficializar a ação desenvolvida pelos extensionistas, entre elas, a possibilidade de emitir certificado para os participantes e de essa carga horária ser utilizada na progressão funcional docente e como horas complementares para os estudantes.

Outro benefício em se cadastrar a proposta de ação de extensão é o de aumentar a chance da faculdade de receber maior aporte financeiro durante a distribuição orçamentária da UFGD, tendo em vista que o número de ações de extensão faz parte dos critérios para a destinação dos recursos.

No que diz respeito ao conteúdo da ação, ao passar por instâncias avaliativas, a proposta pode receber sugestões de ajustes e melhorias que podem contribuir para o refinamento teórico da proposta e o aprimoramento das atividades práticas.

Conforme dados da PROEX, diversas ações que se enquadram no perfil da extensão foram criadas ou tiveram que ser adaptadas de forma emergencial para o ambiente on-line durante a pandemia de covid-19, mas não estão cadastradas e institucionalizadas. Ainda assim, em 2020, 249 ações de extensão foram registradas na UFGD.

TRIPÉ ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Entre os elementos que devem estar presentes nas propostas, conforme os editais, a articulação das iniciativas com o ensino e a pesquisa e o atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Agenda 2030, às demandas da sociedade e ao desenvolvimento regional de Mato Grosso do Sul são os principais.

De acordo com o cronograma, após análise da Câmara de Extensão e Cultura, o resultado provisório será divulgado em 11 de agosto e o resultado final em 16 de agosto. Já o prazo final para entrega da documentação dos bolsistas é maior, com encerramento só em 22 de novembro.

CONTATOS E MAIS INFORMAÇÕES

Informações adicionais podem ser obtidas na COEX e na PROEX, pelos telefones (67) 3410-2885/3410-2884 ou pelos e-mails: coex@ufgd.edu.br ou proex@ufgd.edu.br.

Editais, retificações e anexos podem ser encontrados em:

Ações de extensão (geral)

Projetos de extensão em bases de estudo, incubadoras e comunidade indígenas

extensão