Centro de Formação da UFGD atendeu mais de 700 pessoas em 2019

Atualizada: 12/12/2019
Público teve a oportunidade de se inscrever em três eixos: Línguas, Habilidades e Cursinho Preparatório para o Vestibular/Enem

No último sábado, 07 de dezembro, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) celebrou a finalização do terceiro ano letivo do Centro de Formação – Eixo Línguas Estrangeiras.

Durante o ano de 2019, foram ofertados 6 idiomas pelo Eixo, sendo eles: Inglês, Espanhol, Japonês, Francês, Italiano e Português para Estrangeiros. Ao todo, o Centro de Formação atendeu mais de 700 pessoas da comunidade interna e externa à UFGD. Os cursos regulares de idiomas foram oferecidos nas dependências da Unidade 1, no prédio da FADIR e, também, em salas de aula do Colégio Elite.

ACOLHIMENTO AOS ESTRANGEIROS

Além dos cursos de idiomas regulares, o Centro de Formação levou o curso “Português para Estrangeiros - Módulo Acolhimento” para fora da Universidade. As aulas foram ministradas pelo professor bolsista do Centro de Formação, Jorge Delmar, e por outros seis professores voluntários, Amanda Palhano Ishy de Mattos, Cristina Machado, Juliana de Oliveira Teixeira, Juliana Vieira Leite da Silva, Maria Virginia Pavani Gonçalves Dias e Marilze Tavares. As aulas aconteceram na Escola Estadual Floriana Lopes, na Casa da Irmã Dulce, no Centro de Catequese da Paróquia N.S de Fátima e na Escola Estadual Tancredo Neves.

Jacquelin Pierre, estudante haitiano, não poupou agradecimentos. “Quero agradecer a oportunidade em participar do curso de Português para Estrangeiros, agradecer os professores que deram as suas aulas com eficiência e bom humor independente da diferença no idioma. Especialmente, quero agradecer a paciência que eles tiveram conosco, estrangeiros, que somos haitianos, venezuelanos, colombianos e peruanos”.

Mais de 50 estrangeiros receberam certificação com carga horária de 40h, expedida pela PROEX.

MAIS CERTIFICAÇÕES

No início do mês, duas turmas de Inglês kids e 3 turmas de Inglês teen receberam os certificados na presença dos pais, no auditório da Unidade 1, momento em que os estudantes fizeram apresentações na Língua Inglesa. Foi realizada, ainda, a primeira entrega de certificados para os concluintes da turma de Espanhol. Após 3 anos de curso, 6 alunos receberam certificação de nível B2.

SAIBA MAIS

O Centro de Formação é um programa criado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) da UFGD com o objetivo de oferecer cursos de qualidade e acessíveis para comunidade em geral. O Programa conta com 3 Eixos: Eixo Línguas, Eixo Habilidades e Eixo Cursinho Preparatório para o Vestibular/Enem. Entre 2017 e 2019, aproximadamente 4 mil pessoas participaram das atividades do Centro de Formação”.

As aulas dos Cursos de Idiomas em 2020 terão início no dia 7 de março. A renovação das matrículas ocorrerá de 22 de janeiro a 1 de fevereiro. Já as matrículas novas poderão ser realizadas a partir do dia 3 de fevereiro (até que o limite de vagas seja atingido).