​'Papo Aberto' acontece nesta quarta-feira, na Unidade 2

Atualizada: 13/11/2018
O 'Papo Aberto', evento em comemoração ao Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata, vai acontecer nesta quarta-feira, 14 de novembro, às 15h, no Auditório da Biotecnologia da Unidade 2.
A realização é da Unidade de Suporte à Urgência (USU/UFGD) com objetivo de fomentar a saúde do homem neste mês de novembro. O 'Papo Aberto' será destinado apenas para homens e com quantidade limitada de vagas, momento em que serão abordados os temas DSTs e Câncer de Próstata pelo enfermeiro da Universidade Estadual de MS (Uems), Wilson Brum Trindade Júneior.  Inicialmente, o evento será voltado a todos os homens das empresas terceirizadas (Costa Oeste e Presta) da Universidade que atuam no campus.
A importância da participação masculina é quebrar barreiras e preconceitos e modificar a forma de como o homem se enxerga relativo à sua própria saúde. "Nosso evento tem o conceito de ser uma troca de experiências, buscando mudanças de comportamentos e formando multiplicadores de idéias. Afinal, cuidar da saúde também é coisa de homem e não só em novembro, mas o ano todo", destacou o Chefe da Seção de Projetos da USU, André Telles.
NOVEMBRO AZUL
Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação.
Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículo, depressão masculina e cultivo da saúde do homem. (Fonte Wikipédia)

Assessoria de Comunicação Social da UFGD