09
2023
Pelo Programa Solidariedade Acadêmica, UFGD oferece vagas para pesquisadores refugiados
Divulgação
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está entre as 11 universidades brasileiras participantes do Programa Emergencial de Solidariedade Acadêmica, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pela Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Refugiados (ACNUR). O Brasil recebe refugiados de diversos países, principalmente do Afeganistão, Haiti, Síria, Ucrânia e Venezuela.
Por meio desse programa, a UFGD possui quatro vagas de professores visitantes para pessoas refugiadas – incluindo pessoas em situação de conflito, de grave e generalizada violações de direitos humanos ou que sofreram perseguição no país de origem – com título de doutorado, que sejam ou tenham sido vinculadas a uma instituição de ensino ou pesquisa no exterior e que apresentem comprovada produtividade acadêmico-científica.
A bolsa é de estudo e permanência, no valor de R$ 14 mil mensais, com duração de 24 meses para lecionar e também desenvolver uma das seguintes pesquisas: “Manejo Pré-Emergência de Biótipos Resistentes de Plantas Daninhas na Cultura da Soja e seu Carryover em Sistemas de Cultivo no Sul do Mato Grosso do Sul, no Cenário de Mudanças Climáticas”, no Programa de Pós-graduação (PPG) em Agronomia; “Decisões de adoção de tecnologias sustentáveis e comportamentos pró-ambientais por produtores rurais”, no PPG em Agronegócios; “Solidariedade Acadêmica como apoio ao acolhimento de docentes e pesquisadores refugiados”, no PPG em Ciências da Saúde ou “Educação, inclusão e desenvolvimento: pesquisas comparadas em história, avaliação e práticas educacionais do Brasil com realidades internacionais”, no PPG em Educação.
As bolsas são pagas pela CAPES e, como contrapartida para colaborar com a permanência do pesquisador refugiado, a UFGD oferece ensino de língua portuguesa e suporte do Escritório de Assuntos Internacionais (ESAI), viabilizando, também, Moradia Estudantil, alimentação no Restaurante Universitário e acompanhamento do processo de contratação de aluguel para estabelecimento de moradia própria, no primeiro mês. O professor visitante também contará com o apoio da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFGD, que busca promover a educação, pesquisa e extensão acadêmica voltada à população em condição de refúgio.
Além da bolsa para o pesquisador refugiado, uma bolsa de estágio de pós-doutorado, no valor de R$ 5,2 mil, durante um ano, será paga a um professor visitante brasileiro que estará em cooperação com o estrangeiro, trabalhando na mesma pesquisa. Ambos receberão a orientação de um docente de Programa de Pós-graduação da UFGD, que será o supervisor dos dois bolsistas.
INSCRIÇÃO E SELEÇÃO
A inscrição poderá ser feita até às 17h (horário de Mato Grosso do Sul) de 22 de maio, com o preenchimento do formulário eletrônico e envio dos documentos comprobatórios, por meio do endereço: https://forms.gle/gupGviUCD742nmmEA. A documentação necessária está listada no item 6.2 do Edital PROPP nº 08 e envolve identificação, comprovação da situação de refúgio, curriculum vitae, diploma de doutorado e registros da experiência anterior em atividade docente ou de investigação em instituição de ensino superior.
A seleção será feita por meio da avaliação dos documentos e de entrevistas. Os editais com as inscrições homologadas (aceitas) e com a convocação para entrevista de seleção serão divulgados em 12 de maio. As entrevistas ocorrerão de 15 a 23 de junho, o resultado preliminar será divulgado em 29 de junho e o resultado final com a convocação para assinatura do termo de compromisso será em 5 de julho.
LINKS ÚTEIS
UFGD - Edital PROPP nº 08, de 28 de abril de 2023: https://editais.ufgd.edu.br/processo/757/processo
CAPES - Programa Emergencial de Solidariedade Acadêmica: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/programas-estrategicos/programas-emergenciais/programa-emergencial-de-solidariedade-academica