acessibilidade

Início do conteúdo da página
Maio
16
2023

Programa de Iniciação à Docência está com inscrições abertas para bolsistas e voluntários da UFGD

  Atualizada: 16/05/2023
Os candidatos precisam ser estudantes de licenciaturas com no máximo 60% da carga horária do curso concluída

ufgd
Divulgação
 

A Pró-reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados (PROGRAD/UFGD) abriu as inscrições da seleção de bolsistas e voluntários para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

 

O PIBID é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) e tem entre seus objetivos o de elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica. 

 

Os licenciandos serão inseridos no cotidiano de escolas da rede pública, com oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.

 

O edital de seleção oferece 48 vagas e cadastro de reserva para as áreas/componentes curriculares do subprojeto em: Arte (8 vagas), em Dourados; Biologia (8 vagas), em Dourados; Educação do Campo (cadastro de reserva), em Ponta Porã e Sidrolândia; Física (16 vagas), em Dourados; Geografia e Ciências Sociais (8 vagas), em Dourados; Licenciatura Intercultural Indígena (cadastro de reserva), em Paranhos, Caarapó e Amambai; Matemática (cadastro de reserva), em Dourados, e Química (8 vagas), em Dourados. Todas as áreas possibilitam cadastro de reserva.

 

As bolsas são de R$ 700 mensais, de junho de 2023 a abril de 2024, para pelo menos 30 horas mensais dedicadas às atividades do PIBID. O candidato pode possuir vínculo empregatício ou estágio remunerado, desde que não seja com a UFGD ou a escola onde desenvolverá o subprojeto. Também pode receber bolsa ou auxílio de caráter assistencial, como bolsa permanência e auxílio alimentação da UFGD, por exemplo. O que não pode é receber, cumulativamente, outra bolsa ou auxílio pagos por programas da Capes ou de outra instituição pública de fomento ao ensino ou pesquisa. 

 

Os interessados podem fazer a inscrição até 29 de maio, enviando uma carta de motivação e preenchendo o formulário eletrônico disponível em:  https://forms.gle/aEceVDqvgxfZ6FrCA. Para acessar o formulário e enviar a carta é necessário ter conta de e-mail no Gmail. A carta deverá ter no máximo 30 linhas e ser escrita à mão, com caneta de tinta na cor preta ou azul, digitalizada e anexada no ato da inscrição. 

 

A seleção será feita em fase única, avaliando a carta de motivação, de acordo com os critérios listados no item 8 do Edital PROGRAD nº 15, de 2023

 

O resultado preliminar do processo seletivo será divulgado em 5 de junho e o resultado final em 8 de junho, ambos na página do PIBID/UFGD: https://www.ufgd.edu.br/programa/pibid/index. Os aprovados iniciarão as atividades de iniciação à docência em 12 de junho.

 

Acesse o Edital de Abertura PROGRAD nº15 de 15 de maio de 2023: https://editais.ufgd.edu.br/arquivo-download/2447862/Edital_de_Abertura_PROGRAD_N_15_Cadastro_Reserva_PIBID_-_alunos_ID_-_2023.pdf

 

Acompanhe todas as etapas da seleção em: https://portal.ufgd.edu.br/programa/pibid/index.

 



    Fotos