acessibilidade

Início do conteúdo da página
Maio
26
2023

Projeto oferece práticas de leitura e escrita para funcionários terceirizados da UFGD

  Atualizada: 26/05/2023
“Lendo com quem cuida” atua em três turmas, uma delas específica para trabalhadoras venezuelanas

Lendo com quem cuida
As trabalhadoras venezuelanas estão superando os desafios da Língua Portuguesa
 



Buscando aproximar quem presta serviços terceirizados na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) ao cotidiano acadêmico, um projeto de extensão coordenado pela Editora da universidade vem ressignificando os espaços e as relações no ambiente de trabalho. “Lendo com quem cuida: ações de integração e leitura com terceirizadas(os) na UFGD” propõe o acolhimento desses funcionários por meio de grupos de leitura, incluindo alfabetização e letramento, proporcionando acesso ao conhecimento e à discussão de ideias.

De acordo com a coordenadora da Editora, Marise Frainer, “estar à margem da universidade, mesmo estando dentro desse espaço de trabalho, distancia essas pessoas da socialização do conhecimento, proposta que consta nas bases de fundação da UFGD e também da Editora da UFGD”. A coordenadora conta que a ideia é um desdobramento do projeto de extensão “Ouvindo quem cuida: ações de integração com terceirizados na UFGD”, idealizado pelo professor Marcílio Rodrigues Lucas, do curso de Ciências Sociais.

O “Lendo com quem cuida” iniciou em abril, a seleção dos participantes foi feita por aplicação de questionário para cadastro e as turmas foram divididas de acordo com as necessidades dos alunos. Hoje, o projeto atende 10 trabalhadores em três turmas: alfabetização e letramento; leitura e escrita em língua portuguesa; leitura e escrita em língua portuguesa para trabalhadoras venezuelanas.

Uma destas trabalhadoras é Daniela José Balza Crespo, venezuelana que reside em Dourados há 2 anos e vê o projeto como uma oportunidade para aprender português com clareza e falar fluentemente. Segundo Daniela, o “Lendo com quem cuida” já melhorou bastante sua leitura e está ajudando a quebrar barreiras e se expressar com mais facilidade. “Estou desenvolvendo mais entendimento e facilidade na comunicação pessoal, profissional e no ambiente de trabalho. Estou muito animada, com desejo de continuar no projeto e, o mais importante: colocar todo esse conhecimento em prática”, afirma com empolgação.

SOBRE O PROJETO


Lendo com quem cuida” insere a leitura no centro das atividades e dá início ao processo de letramento, quando preciso, com o apoio pedagógico necessário, a partir da alfabetização. O projeto prevê, ainda, doação de livros aos participantes, aproximando-os do cotidiano de atividades do meio universitário. Assim, a situação de invisibilidade social diária vivenciada por esses trabalhadores pode ser revertida, aproximando-os da leitura e de todas as possibilidades que ela descortina.

Os grupos de estudos de letramento para brasileiros são ministrados pelas servidoras Cynara Piruk e Wanessa Silva, revisoras da Editora UFGD; e as aulas para as migrantes são ministradas pela professora convidada Rosana Daza. Além disso, o projeto tem a colaboração da Prefeitura Universitária e do PET Letras, bem como o apoio dos docentes Luciana Coelho, Célia Delácio e Marcílio Rodrigues.

Jornalismo ACS/UFGD


 

Lendo com quem cuida

 

Lendo com quem cuida 1

Lendo com quem cuida 4

 




    Fotos