17
2021
Projeto Poncho é considerado exemplo de boas práticas internacionais
O projeto Erasmus + Poncho “Internacionalização das Universidades periféricas da América Latina através da integração sustentável e implementação inclusiva dos Escritórios de Relações Internacionais” foi selecionado como um exemplo de boas práticas e apresentado no último Cluster Meeting da Comissão Europeia para a América Latina e Caribe.
Durante os dois dias do evento, coordenado pela Agência Executiva para a Educação e Cultura da Comissão Europeia, os participantes e oradores nas diferentes sessões paralelas puderam conhecer os pormenores e desafios dos projetos destacados como exemplares no Erasmus + Programa 2014-2021, bem como intercâmbio de boas práticas para o novo programa Erasmus + 2021-2027. Dentre as práticas de destaque, foram apresentados resultados de capacitação na captação e gestão de recursos internacionais; troca de experiências e boa governança; aumento do fluxo de mobilidade docente e discente; missões de trabalho; e parcerias em novos projetos, como a Cátedra Jean Monnet, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
Sobre o PONCHO
O projeto faz parte do Programa Erasmus da União Europeia e visa promover a capacitação institucional, técnica e acadêmica na área de internacionalização das Universidades parceiras, com especial enfoque nas Universidades de áreas periféricas, cuja posição geográfica ou quantidade de estudantes não permitem que elas desenvolvam o processo de internacionalização da mesma forma como as universidades das capitais ou grandes universidades da região.
Liderado pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), o projeto Poncho foi realizado entre 2015 e 2019. O objetivo principal é promover e fortalecer as capacidades de internacionalização de 4 universidades da União Europeia (Espanha, França, Portugal e Polônia) e mais 21 universidades de 8 países da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai). A UFGD é uma das quatro universidades brasileiras participantes, o que significa um marco para o processo de internacionalização da Instituição.
Saiba mais em: https://poncho.ulpgc.es/
Fonte: ULPGC com edição do Jornalismo ACS/UFGD